GAIOLAS APREENDIDAS PELO IBAMA VIRAM ARTE
NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Panorama Ambiental
Eunápolis (BA) - Brasil
Outubro de 2003

Gaiolas apreendidas por equipes de fiscalização do Ibama foram usadas em instalação artística aberta no sábad (4), na Praça da Bandeira, centro da cidade de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. A exposição é assinada pelo artista plástico baiano Félix Caetano, que aceitou o convite para transformar em arte cerca de 100 gaiolas apreendidas nos últimos dois meses.
A maior parte delas confinava 800 canários-da-terra encontrados no último dia 6 de setembro nas cidades de Medeiros Neto e Itanhém, também no Extremo Sul da Bahia. Além das gaiolas, a instalação contará com bonecos esfacelados, correntes, uma cruz e simulação de sangue. De acordo com o artista, a disposição desses elementos conduzirá o espectador a observar a inversão de cenários. Dentro das gaiolas são exibidos homens no lugar dos pássaros. "O homem está se aprisionando quando não respeita o meio ambiente. Assim vamos nos crucificando", adianta Félix Caetano.
A exposição também tem a intenção de servir como instrumento de educação ambiental. O gerente executivo do Ibama em Eunápolis, José Augusto Tosato, entende que a arte tem grande poder para transformar a sociedade. "Precisamos de novos instrumentos para sensibilizar as pessoas. Uma exposição como essa pode valer mais do que mil cartazes com frases do tipo é proibido", diz Tosato.
Outro objetivo é mostrar um pouco do trabalho do Ibama. "Vamos utilizar a exposição para mostrar à sociedade a grande quantidade de gaiolas que são apreendidas na região, o que acreditamos irá trazer grande impacto", diz Ligia Ilg, coordenadora do Núcleo de Fauna da Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis. Na praça também serão colocados dois banners do Ibama com informações sobre o tráfico de animais silvestres, legislação e dicas de educação ambiental.
Félix Caetano é artista plástico e designer de móveis em ferro. É natural de Itabuna e reside em Eunápolis há 20 anos. Em dez anos de trabalho, já realizou sete exposições. Em seu atelier apresenta esculturas em ferro, telas e peças com reciclagem de sucatas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.