OFICINAS BUSCAM SOLUÇÕES
PARA CONFLITOS NA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Abril de 2003

O Comitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CERBMA) e a ONG Curicaca realizam na última terça e quarta-feiras (08 e 09/4) uma das oficinas do projeto “Negociação de Conflitos Ambientais e Estabelecimento de Cenários de Consensos”. A programação acontecerá em São Francisco de Paula, no Centro de Pesquisas e Conservação da Natureza Pró-Mata.
O projeto tem o objetivo de buscar soluções de consenso para diversos conflitos ambientais identificados na área da Reserva da Biosfera, além de evitar o surgimento de novos, através de práticas de menor impacto ao ambiente natural. Existem problemas no uso das florestas, do solo e da água, além da ocupação territorial, surgidos, muitas vezes, pelo descumprimento da legislação ambiental ou de critérios técnicos. Vários setores estão envolvidos nesses conflitos: agricultura, pecuária, pesca, mineração, usuários da água, veranistas, administração pública, empreendedores imobiliários, entre outros. As oficinas vão capacitar os participantes a encontrar soluções de interesse comum para os problemas ambientais da Mata Atlântica, através da abordagem de situações reais ou potenciais geradoras de conflitos na área.
Desde 1994 a UNESCO reconhece a Mata Atlântica e seus ecossitemas associados no Rio Grande do Sul como Reserva da Biosfera. Esse tipo de proteção ambiental é um modelo de gestão integrada, adotado internacionalmente, com o objetivo de conservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida das populações da área. No Rio Grande do Sul, a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) ocupa cerca de 17% do território.
O projeto “Negociação de Conflitos Ambientais e Estabelecimento de Cenários de Consensos” é desenvolvido em regiões do Estado atingidas pela área da Reserva da Biosfera e podem participar das oficinas os representantes dos órgãos colegiados de gestão ambiental, por meio dos comitês de gerenciamento das bacias hidrográficas e do CERBMA.
O projeto conta com a parceria da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Católica de Santos/SP (Unisantos/SP).

Fonte: Sema/RS
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.