BRASIL E MARROCOS ASSINAM PROTOCOLO
PARA GESTÃO DA ÁGUA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2003

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do Uso da Terra, da Água e do Meio Ambiente do Marrocos, Mohamed El Yazghi, assinaram nesta quinta-feira protocolo de intenções para troca de experiências em informações e monitoramento de recursos hídricos. A cooperação envolverá a apresentação de programas de computador voltados ao gerenciamento e intercâmbio de informações sobre organizações de bacias e cobrança pelo uso da água, entre outros.
Yazghi informou que os agricultores marroquinos adotam métodos de uso racional da água na irrigação, com ênfase na fruticultura. Ele informou que seu país é um grande exportador de frutas para o mercado europeu, e que, em toda a produção, o método mais utilizado para irrigação é o de gotejamento. Além da economia de água, o método evitaria a evaporação. Outra prática adotada pelos marroquinos é a de dessalinização da água, mas El Yazghi ressalvou que a técnica ainda tem custo elevado.
Na quarta (11), o ministro do Marrocos visitou a sede da Agência Nacional de Águas (ANA), onde foi recebido pelo diretor-presidente da autarquia, Jerson Kelman, pelo diretor da Agência, Benedito Braga, e pelo superintendente de Conservação de Água e Solo, Antônio Félix Domingues. El Yazghi apresentou o sistema de gerenciamento de recursos hídricos de seu país e destacou que o Marrocos, assim como o Brasil, também estimula a criação de comitês de bacia para democratizar as decisões envolvendo a gestão da água.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.