FESTIVAL COMEMORA AS ÁGUAS DO PANTANAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Novembro de 2003

Os secretários de Desenvolvimento Sustentável, Gilney Viana, e de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, participam do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso (FEC) _ Águas do Pantanal que começa a discutir amanhã, em Cáceres (MT), a situação das águas do Pantanal. Até o dia 16, serão realizadas conferências, mesas redondas, oficinas ecológicas e culturais, mini-cursos, feiras de artesanato e de produtos orgânicos e shows, no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
O FEC é uma promoção da Unemat e do Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres (FLEC), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, para incentivar a sociedade pantaneira a discutir políticas públicas para conservação dos recursos hídricos e da cultura matogrossense. Com atividades culturais, esportivas e ecológicas, o festival também visa estimular a população a participar de programas de proteção, conservação e recuperação ambiental. O evento vai propor recomendações que facilitem a participação da sociedade na gestão sustentável das águas do Pantanal. As propostas serão expressas na Carta das Águas do Pantanal.
O Pantanal Matogrossense é a maior área úmida do mundo, localizada no coração da América do Sul, e formada pelas águas do Alto Rio Paraguai e seus afluentes. O Brasil compartilha o Gran Pantanal com a Bolívia e o Paraguai, abrigando 80% das terras e águas pantaneiras. Em território brasileiro, o Pantanal estende-se por 140.000 km2, dos 400.000 km2 da bacia do Alto Rio Paraguai, distribuídos nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.