AMAZÔNIA PODERÁ ADOTAR
POLÍTICA AGRÍCOLA PRÓPRIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2003

A Amazônia poderá adotar uma política agrícola própria. Os estados da região vão discutir o assunto durante a Amazontech, evento organizado pelo Sebrae, que divulga conhecimento científico e os empreendimentos das empresas públicas e privadas da região norte do país. A proposta foi discutida hoje durante reunião do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, com os organizadores da Amazontech, o presidente do Sebrae, Silvano Giani, e o presidente da Embrapa, Clayton Campanhola.
De acordo com o diretor do Sebrae do Amazonas, José Carlos Reston, a idéia é inédita e pretende implantar uma política socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta. Ele destacou que a Amazônia tem potencial para explorar minerais, fruticultura, a biomassa verde e a piscicultura. Para Reston, a Amazônia tem uma biodiversidade que se fosse explorada resultaria num potencial da ordem de R$ 1 trilhão. O diferencial para a região, destacou, é garantir modelos de exploração como o selo verde e a certificação. O diretor do Sebrae criticou os baixos investimentos em pesquisa na região. "Os recursos destinados à pesquisa dos recursos naturais são ridículos", afirmou.
Para o senador amazonense, Arthur Virgílio (PSDB), que também participou da reunião, a Amazônia pode crescer investindo no agronegócio. Ele defendeu uma política agrícola para a região que dê prioridade a agricultura sustentável. O Amazonas, explicou, tem 2% da cobertura vegetal atingida graças ao êxito da Zona Franca de Manaus. "A agricultura na Região tem que ser trabalhada com cautela".
O presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, anunciou a criação do Conselho de Pesquisa Agropecuária da Região Amazônica durante o Amazontech. A iniciativa vai reforçar a atividade de pesquisa na região. O Conselho vai trabalhar para identificar as demandas de pesquisa e apresentar propostas.
A terceira edição do Amazontech será realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, em Manaus. O evento engloba atividades nos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e nos países localizados na Amazônia Internacional: Bolívia, Colômbia, Chile, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Fonte: Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Cristina Guimarães

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.