CAMPANHA BUSCA TIRAR
PINHEIRO BRASILEIRO DA EXTINÇÃO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Agosto de 2003

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio da Agência Florestal de Nova Prata, lança no município nesta sexta-feira (15/8), a segunda etapa da Campanha de Repovoamento do Pinheiro Brasileiro. O ato acontece às 10h, no Horto Florestal, com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel.
O objetivo da campanha é retirar o pinheiro brasileiro, também conhecido por araucária, da lista das espécies ameaçadas de extinção. Será distribuída uma tonelada de sementes (pinhão) para produtores rurais, silvicultores, entidades e escolas. Os interessados em fazer o plantio para preservação da espécie devem buscar as sementes nas secretarias de agricultura ou de meio ambiente dos 21 municípios abrangidos pela Agência Florestal da região. A semente também estará disponível a viveiristas para a produção de mudas.
A Campanha de Repovoamento do Pinheiro Brasileiro foi lançada no ano passado, durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, quando foram distribuídas 20 toneladas de pinhão em todo o Rio Grande do Sul, através das agências florestais da Sema, com a previsão do surgimento de 1,5 milhão de novos pinheiros. Naquela ocasião, a Agência Florestal de Nova Prata distribuiu 1 tonelada de sementes e a procura constante motivou o lançamento de uma segunda etapa da campanha.

CURIOSIDADES

O pinheiro brasileiro é uma árvore nativa que ocupava grandes áreas do Planalto do Rio Grande do Sul. Devido ao corte indiscriminado, está na lista das espécies ameaçadas de extinção. A araucária pode alcançar até 50 metros de altura e demora 15 anos para produzir pinhões. Todas as espécies de araucária encontram-se no Hemisfério Sul, mas a Araucaria angustifolia (pinheiro brasileiro) existe apenas no Brasil e em pequenas áreas da Argentina e do Paraguai.

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.