ESTRADA-PARQUE EM CARLOS BOTELHO
VALORIZA TURISMO ECOLÓGICO

Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Abril de 2003

A Rodovia SP 139, mais conhecida como Estrada da Macaca, tem sido, ao longo do tempo, motivo de sucessivos conflitos de interesse entre os seus usuários e os grupos ambientalistas interessados na preservação do Parque Estadual "Carlos Botelho", por ela atravessado.
Até por isso é importante registrar a evolução que vem ocorrendo face a essa questão mediante o diálogo entre a direção daquela unidade de conservação, exercida atualmente pelo especialista José Luiz de Camargo Maia, com os demais órgãos do Estado e usuários da rodovia.
Isso permitiu que ela, atualmente passando por obras de recuperação efetuadas pela Codasp, concilie plena utilização com atenção especial à orientação, quanto ao seu uso e prevenção de acidentes, credenciando-se a ser transformada em Estrada-Parque.
Ao longo deste verão observou-se um significativo aumento no fluxo de veículos e pedestres, principalmente no trecho que vai desde o início dela, passando pela área de uso público (Rio Taquaral e Bica), até o Rancho do DER, no braço do Rio Taquaral, áreas essas que se situam, todas, no Parque Estadual "Carlos Botelho".
Face à nova realidade, a direção do Parque intensificou as operações conjuntas, envolvendo os monitores ambientais e a Guarda Ambiental Mirim, em conjunto com as Polícias Ambiental de Itapetininga, Rodoviária e Militar.
Os resultados conseguidos têm sido bons
Os trabalhos desenvolvidos têm, portanto, caráter mais didático do que simplesmente fiscalizador. Seu objetivo não é reprimir mas prevenir abusos e preparar a população para o devido uso da estrada e suas áreas de lazer.
Realizadas com rondas de viatura e abordagem de veículos, principalmente nos últimos finais de semana, compreendem, como qualquer ação de policiamento de trânsito, o exame de documentação, uso de capacete ou cinto de segurança, estado do veículo e consumo de álcool pelos condutores.
Mas, além disso, os visitantes recebem orientação consistente sobre o limite de velocidade, aspectos fundamentais do Parque e cuidados com o lixo. São alertados, principalmente, para a necessidade de se manterem atentos à movimentação de animais, bastante comum por ser tratar de uma extensa área de Mata Atlântica.
Segundo o ambientalista Camargo Maia, tais ações têm como principal objetivo disciplinar o uso da rodovia. Um dos próximos passos será conseguir do Estado sua transformação em uma Estrada-Parque.
Os trabalhos desenvolvidos têm, portanto, caráter mais didático do que simplesmente fiscalizador. Seu objetivo não é reprimir mas prevenir abusos e preparar a população para o devido uso da estrada e suas áreas de lazer, evitando riscos de acidentes aos freqüentadores e aos animais.
São ações plenamente justificadas e, mais do que isso, necessárias. A Estrada da Macaca corta a porção mais bem-preservada de Mata Atlântica em nosso país e, se contar com suficiente respaldo, pode se converter numa referência em turismo agroecológico, atividade cada vez mais intensa e economicamente importante em nossa região.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul/Parque Estadual Carlos Botelho
José Luiz Camargo Maia

 
 
 
 

 

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