BOTÂNICOS DE TODO O BRASIL
APOIAM O DESMATAMENTO ZERO

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Julho de 2003

Os mais de 1.600 participantes do 54º Congresso Nacional de Botânica, que acontece esta semana, em Belém do Pará, aprovaram moções de apoio ao documento "Transformando o Arco do Desmatamento no Arco do Desenvolvimento Sustentável: Uma Proposta de Ações Emergenciais", elaborado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e pela ONG ambiental Conservation International.
O documento foi entregue no fim do mês passado à ministra Marina Silva durante a reunião interministerial que discutiu as alternativas para minimizar o descontrolado desmatamento em algumas regiões da Amazônia. A mobilização se intensificou depois que os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontaram que entre 2001-2002 a taxa de desmatamento da Amazônia Legal (25.500 km2) havia sido 40% maior do que aquela registrada no período entre 2000-2001.
Os botânicos destacaram o apoio à proposta que ficou conhecida como "Desmatamento Zero" nas florestas e cerrados na Amazônia. Esta ação emergencial sugere a proibição, por quatro anos, de quaisquer novas licenças para desmatamento na região do Arco do Desenvolvimento Sustentável. A medida teria validade até que um sistema adequado de controle e fiscalização seja efetivamente implementado ao longo de toda a região.
"Precisamos de medidas rápidas e efetivas, que garantam a integridade da floresta amazônica. É inaceitável, por exemplo, que obras como a construção e pavimentação de rodovias, tal como a BR-163 (Santarém-Cuiabá), sejam realizadas sem terem sido antecedidas por uma ação estratégica dos governos federal e estadual. Governos, ONGs e empresas têm que trabalhar juntos, visando a gestão integrada do território com bases científicas para compatibilizar atividades econômicas e conservação da biodiversidade", comenta Ima Célia Vieira, Coordenadora de Pesquisa do Museu Goeldi.
A Amazônia é uma região de superlativos. Ela representa 53% de toda a cobertura de floresta tropical da superfície do planeta, estimada em 9,2 milhões km2. Muitas das espécies registradas no bioma têm uma distribuição restrita, geralmente limitada pelos grandes rios ou por tipos de vegetação e cursos de água específicos.
A Amazônia é insuperável em sua biodiversidade. Estima-se que existam mais de 40 mil espécies de plantas - 30 mil consideradas endêmicas - o que significa 10% de todas as espécies da Terra. "Sabemos que o potencial econômico da flora brasileira é enorme, mas, na prática, ela ainda é pouco conhecida. Obviamente, não é um bom negócio para o país substituir florestas ricas, diversificadas e com uma biomassa extraordinária por sistemas agropastoris simplificados, de baixa diversidade e biomassa", defende João Ubiratan dos Santos, da Universidade Federal Rural da Amazônia e Presidente do Congresso.
O Congresso Nacional de Botânica acontece anualmente e se propõe a discutir os desafios da botânica no novo milênio com ênfase para o inventário florístico e conservação da diversidade vegetal. Este ano, a principal preocupação dos organizadores é promover um amplo debate das políticas públicas, elaborando propostas que integrem o estudo científico e a conservação da flora ao desenvolvimento sustentável das sociedades.
A Conservation International (CI) foi fundada em 1987 com o objetivo de conservar o patrimônio natural do planeta - nossa biodiversidade global - e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza. Como uma organização não-governamental global, a CI atua em mais de 30 países, em quatro continentes. A organização utiliza uma variedade de ferramentas científicas, econômicas e de conscientização ambiental, além de estratégias que ajudam na identificação de alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. Para mais informações sobre os programas da CI no Brasil, visite www.conservation.org.br.
O Museu Paraense Emílio Goeldi tem como missão produzir e difundir conhecimentos e acervos científicos sobre sistemas naturais e sócio-econômicos relacionados à Amazônia. Nesta linha, investe em formação científica e técnica, fomenta pesquisas, promove o incremento das coleções científicas, subsidiando a difusão do conhecimento científico, a extensão científico-cultural, contribuindo efetivamente para a formulação de políticas públicas e ao desenvolvimento da região. Para mais informações sobre os programas do Museu Goeldi, visite www.museu-goeldi.br.
A Sociedade Botânica do Brasil é um órgão associativo que congrega botânicos profissionais, amadores e simpatizantes de todo o país e do exterior. A Sociedade foi criada em 9 de janeiro de 1950 e tem por objetivo promover discussões sobre os desafios da botânica no novo milênio com ênfase para o inventário florístico e a conservação da diversidade vegetal. Para mais informações sobre a Sociedade Botânica do Brasil, visite www.botanica.org.br.
O documento completo sobre Ações Emergenciais, mapas, fotos, e entrevistas estão disponíveis na Conservation International do Brasil.

Fonte: www.amazonia.org.br
Conservation International – Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.