CEARÁ COMEÇA MOBILIZAÇÃO PARA
CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2003

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instala, nesta terça-feira (24), a Comissão Organizadora do Ceará para a 1ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A plenária acontecerá das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30min, no auditório do Ibama (Rua Visconde do Rio Branco, 3900), em Fortaleza.
Os representantes do Ministério, Fábio Deboni e Georgina Fagundes, estarão na capital cearense para apresentar os principais objetivos e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da Conferência. Além disso, farão oficina para capacitação das entidades que compõem a Comissão Organizadora daquele Estado.
A 1ª Conferência Infato-juvenil é uma aposta do Ministério do Meio Ambiente nas crianças, adolescentes e jovens brasileiros para a construção de um Brasil engajado na causa ambiental. Por isso, ela será realizada simultaneamente à 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Os dois eventos, que têm como tema Vamos Cuidar do Brasil, serão realizados nos dias 28,29 e 30 de novembro, em Brasília (DF). Participarão da Conferência Infanto-juvenil delegados que estejam cursando da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e que tenham interesse em participar de debates sobre questões ambientais.
Para que alunos dos 26 Estados e do Distrito Federal possam participar, será realizada ampla divulgação nas instituições de ensino, em parceria com o Ministério da Educação (MEC). De 8 a 14 estudantes de cada Estado virão a Brasília apresentar propostas para o meio ambiente.
Por meio de uma cartilha, os estudantes poderão realizar pré-conferências nas escolas. Serão indicados quatro pontos de apoio aos debates: nossa água, nossas plantas e animais, nossos alimentos e a comunidade em que vivemos. Todas as propostas apresentadas pelas escolas envolvidas vão compor o principal documento da Conferência.
Com o objetivo de organizar o trabalho, em todo Brasil, o MMA está instalando Comissões Organizadoras Estaduais, que serão compostas por entidades governamentais, ONGs e movimentos estudantis e de juventude. Essas comissões serão responsáveis pela mobilização dos estudantes, professores e demais entidades, e pela escolha dos jovens delegados que irão à Capital Federal, em novembro.
A mobilização dos jovens brasileiros para o debate sobre políticas ambientais, a identificação de uma nova geração preocupada com a preservação ambiental e a criação de um documento com as diretrizes para um Brasil Sustentável são alguns dos resultados esperados do evento nacional.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.