DEMARCAÇÃO SIMBÓLICA DA RESERVA
VERDE PRA SEMPRE EM PORTO DE MOZ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Dezembro de 2003

Esta semana realizamos uma demarcação simbólica pela criação da reserva extrativista Verde para Sempre, em Porto de Moz, no Pará. Nas placas, colocadas ao longo do rio Xingu, lê-se as mensagens: “Reservado para a Reserva” e “Paz na Floresta”. A mensagem pela paz na floresta foi escrita nas línguas dos principais países envolvidos com a destruição da Amazônia por comprar madeira ilegal e predatória - ou seja, português e inglês.
Como você vem acompanhando em nosso site e pela imprensa, em novembro divulgamos o relatório “Pará: estado de Conflito”, que expõe a inaceitável situação de ilegalidade, crimes ambientais, grilagem de terras públicas e violência vigente no estado e iniciamos um tour com o navio Artic Sunrise pelas regiões de Porto de Moz e Prainha para apoiar as comunidades locais que defendem a criação das reservas. Nas últimas semanas, madeireiros do oeste paraense vêm protestando contra a atuação do Ibama, da Polícia Federal e do Greenpeace na região. Nossa equipe a bordo e as lideranças comunitárias enfrentam uma forte contra-propaganda dos grandes madeireiros e do prefeito de Porto de Moz, Gérson Campos, contra a criação da reserva extrativista. Baseada em falsos argumentos e desinformação, a contra-propaganda era realizada por meio de duas rádios locais controladas pelo prefeito do município.
As rádios foram fechadas na última semana pela Polícia Federal por operarem ilegalmente, sem o devido registro. Além disso, tem circulado pela Internet spams não-assinados contra a presença do Greenpeace na região.
Apesar destes protestos dos madeireiros, continuaremos presentes em Porto de Moz apoiando a luta das comunidades ribeirinhas pela posse de sua terra tradicional. Estamos mobilizando a sociedade civil para pressionar o governo a acelerar o processo de criação da reserva e a tomar as medidas necessárias para garantir a segurança e a vida de comunitários, ativistas e agentes federais que estão trabalhando na Amazônia. Mais de 9 mil mensagens eletrônicas já foram enviadas ao presidente Lula por ativistas do mundo inteiro. Escritórios do Greenpeace em vinte e um países enviaram cartas às
embaixadas brasileiras solicitando a criação da reserva e a proteção aos nossos ativistas na região.
O processo pela criação da reserva extrativista Verde para Sempre está em fase de conclusão e aguarda apenas a decisão da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do Presidente Lula. “O governo federal tem de abrir os olhos para a realidade de Porto de Moz, pois cabe a ele a decisão final sobre a criação de reservas extrativistas na região e, consequentemente, pelo bem-estar de milhares de brasileiros que vivem ali”, disse o coordenador da Campanha da Amazônia, Paulo Adário.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.