ARAGUAIA E CARAJÁS CONCENTRAM
AS ATENÇÕES DO PREVFOGO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2003

O Parque Nacional do Araguaia (TO) e a Floresta Nacional de Carajás (PA) continuam sob Alerta Vermelho (qualquer incêndio florestal confirmado). Em Carajás, equipes do Prevfogo/Ibama permanecem no local para garantir a completa extinção dos focos de queimada que ainda possam persistir. No PN do Araguaia o fogo está sendo monitorado com sobrevôos de ultraleve para avaliar a situação do incêndio, que ocorre em uma área de pastagem no interior da unidade.
Hoje, entrou em Alerta Amarelo (focos de calor persistentes por 36 horas ou mais, no limites ou proximidades das unidades de conservação) o Parque Nacional do Iguaçu (PR), com a observação, pelo satélite NOAA-12, de focos de incêndio no interior da unidade. Continuam sob Alerta Amarelo a Estação Ecológica de Iquê (MT), Reserva Biológica do Tapirapé (PA), Reserva Biológica do Guaporé (RO), Floresta Nacional Bom Futuro (RO), Reserva Biológica do Jarú e Parque Nacional de Pacaás Novos (RO) e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba (TO).
A passagem do satélite NOAA-12 identificou focos de calor no Parque Nacional de Serra Geral (RS), Parque Nacional da Serra da Bodoquena (MS), Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) e Estação Ecológica de Aiuaba (CE). Ontem, 24 brigadistas iniciaram as atividades de manutenção do aceiros no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). O Parque Nacional Restinga de Jurubatiba (RJ) saiu hoje do Alerta Amarelo com a extinção do incêndio resultante da queima de um canavial no interior da unidade.
As terras indígenas de Pirineus de Souza, Sangradouro/Volta Grande e Vale do Guaporé, no Mato Grosso; Faxinal, no Paraná; Roosevelt e Rio Mequens, em Rondônia; e Parque do Araguaia, no Tocantins, entraram hoje em Alerta Verde (qualquer foco de calor identificado em área florestal ou em áreas indígenas) com a constatação da presença de fogo em pontos isolados das respectivas unidades. Continuam sob Alerta Verde as reservas de Kanela-Buriti Velho (MA), Kadiweu (MS), Aripuana e Utiariti (MT), Rio Candeias, Rio Muqui, Rio Omere e Uru-Eu-Wau-Wau (RO) e Inawebohona (TO).
Ascom- (61) 316-1015

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.