DAEE É MULTADO PELA CETESB POR
DEPÓSITO IRREGULAR NA LAGOA DE CARAPICUÍBA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2003


O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) foi multado pela Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental em R$ 86.175,00 – 7.500 UFESPs – pela deposição de material não inerte na área de
SMA/Divulgação
aterramento da Lagoa de Carapicuíba, proveniente da obra de rebaixamento da calha do rio Tietê. O resultado das análises de laboratório realizadas pela agência ambiental nas duas campanhas, realizadas em dezembro e março, constatou a presença de material classificados como de classe 2 (resíduos químicos e compostos orgânicos) na área do aterro licenciado para receber somente material inerte (rocha, terra e outros que não contenham resíduos não-inertes). A Cetesb também constatou a presença de catadores no aterro.
Além da multa, o DAEE está obrigado a apresentar em sete dias um Plano de Gerenciamento do Aterro, visando garantir com maior eficiência o controle de entrada de carga do material dragado destinado à área de aterramento da lagoa, assim como impedir a presença de catadores no local.
Outra exigência apresentada pela agência ambiental é um plano de caracterização do material da calha, incluindo locação de pontos de amostragem com distâncias máximas de 200 metros, bem como os parâmetros a serem determinados. Com a aprovação do Plano de Caracterização pela Cetesb, o DAEE terá que apresentar em 60 dias o estudo de caracterização e a demarcação dos trechos do rio em que o material dragado poderá ser depositado na margem da lagoa.

O DAEE foi intimado também a apresentar em 120 dias um Plano de Recuperação da Área para uso futuro, elaborando estudo sobre os danos ambientais e à saúde pública, incluindo, caso necessário, investigação e análise de risco e avaliação dos efeitos à biota aquática.

Laudo da Cetesb

As análises do material depositado na margem da lagoa feitas pela Cetesb nas duas campanhas, apontaram a presença de alumínio, ferro e manganês, que classificam aqueles materiais como classe 2, não-inertes (vide tabela anexa), muito embora esses metais sejam encontradas em quase todo o solo da Região

SMA/Divulgação
Metropolitana de São Paulo, o que não caracteriza uma situação preocupante ou de grave impacto ambiental. Outras análises realizadas não indicaram situações de desconformidade para os demais parâmetros.

Mortandade de peixes

Os estudos da Cetesb demonstraram que a mortandade de peixes na Lagoa de Carapicuíba registrada na semana passada não teve nenhuma relação com a deposição do material da dragagem do Tietê. A lagoa, por não se tratar de um corpo d’água natural, apresenta condições desfavoráveis à preservação da vida aquática, principalmente pela elevada carga de esgotos domésticos sem tratamento que recebe, e a baixa circulação da água. Estes fatores, entre outros, resultam em um baixo nível de oxigênio em uma lâmina superficial de água e a ausência total deste na parte mais profunda. Com a queda da temperatura registrada nos dias da ocorrência, houve uma circulação da massa de água do fundo, sem oxigênio, para a superfície, causando a morte dos peixes.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.