CONSERVAÇÃO RODOVIÁRIA:
ECOTURISMO E INFRA-ESTRUTURA

Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Abril de 2003

A Semana Santa, prolongada este ano pelo feriado de 21 de abril, propicia às pessoas a possibilidade de realizarem viagens de curta ou longa distância. Muitos doçs que residem em Sorocaba e têm parentes ou amigos em cidades próximas ganharam ou estão por ganhar a estrada, a fim de revê-los e estreitar os laços afetivos.
Coincidentemente, dois prefeitos da Região - Rubens Caetano da Silva (PMDB), de Piedade, e Marcos Tadeu Andrade (PFL), de Iperó - estiveram, nestes últimos dias, se mobilizando junto a órgãos e estruturas estaduais visando conseguir a melhoria das estradas através das quais seus municípios se interligam com a malha rodoviária paulista.
Temos hoje, na região, uma Estrada-Parque entre Itu e Pirapora do Bom Jesus. Uma segunda vem sendo prometida a São Miguel Arcanjo, cortando a Serra da Macaca e o Parque Estadual "Carlos Botelho".
O problema é a existência, ao lado dessas experiências inovadoras, de uma estrada-armadilha, como é o caso do trecho da SP 79 que se estende de Votorantim a Piedade. É difícil imaginar que em algum lugar do mundo, a não ser, talvez, num país cujas rodovias tenham sido duramente bombardeadas ao longo de um conflito bélico, uma estrada tão ruim, tão perigosa, tão cheia de riscos impossíveis de se prever, na pista e acostamentos, como é o caso dessa rodovia.
Ela representa, além de um transtorno para os muitos que a percorrem diariamente, nos dois sentidos, um empecilho sério a que se desfrute das maravilhas turísticas com que a natureza premiou Piedade e sua vizinha Tapiraí.
Os dois casos colocam em pauta a questão de como financiar e tornar realidade a permanente manutenção das rodovias administradas diretamente pelo governo paulista.
Também bem próxima de nós, Iperó encara com desespero o estado da Rodovia "Benedito de Paula Leite Junior". Ela recebe um trânsito intenso e vigoroso mas não tem, de parte do governo paulista, as atenções de que se faz merecedora.
Os dois casos colocam em pauta a questão de como financiar e tornar realidade a permanente manutenção das rodovias administradas diretamente pelo governo paulista. E apontam para a necessidade de se repensar e reorganizar os mecanismos encarregados de fiscalizar o estado em que elas se encontram e contratar reparos.
É preciso que São Paulo, numa área vital como essa, saia da estagnação que o domina e crie soluções inovadoras, de tal forma que as estradas que hoje separam cidades e regiões voltem a uni-las, como desejava a administração pública ao projetá-las e construí-las.

Fonte: Parque Estadual Carlos Botelho
Redação Cruzeiro do Sul/José Luiz Camargo Maia

 
 
 
 

 

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