JUSTIÇA AMERICANA PROÍBE
A ENTRADA DE MOGNO ILEGAL BRASILEIRO

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Abril de 2003

A Justiça dos Estados Unidos acaba de pôr um ponto final nas artimanhas de madeireiros e exportadores brasileiros que, graças a liminares e mandados de segurança de juízes de primeira instância, conseguiram exportar mais de 18 mil metros cúbicos de mogno apesar da proibição vigente no Brasil desde outubro de 2001.
O juiz Thomas Penfield Jackson, da Corte do Distrito de Columbia, em Washington, deu ganho de causa ao governo americano num processo movido por sete importadores de mogno que tiveram seus carregamentos apreendidos em portos dos Estados Unidos entre fevereiro e julho do ano passado (1). A apreensão do mogno ocorreu como resultado de informações fornecidas às autoridades americanas pelo Greenpeace e foram posteriormente confirmadas pelo Ibama. O Greenpeace e a ONG Defenders of Wildlife participaram da ação como “Amicus”, alegando que a madeira não poderia ser liberada.
O pedido das empresas se referia a 16 carregamentos de mogno (2). Até a decisão final do juiz, restavam sete carregamentos apreendidos, com um total de 1.508 metros cúbicos de mogno serrado importados pela empresa Aljoma Lumber (e exportados pelas empresas Jatobá, do rei do mogno Moisés Carvalho Pereira, e Tapajós Timber, do outro rei do mogno Osmar Ferreira), além de 73,6 metros cúbicos de mogno laminado importados por três outras empresas (3). O valor total da madeira ultrapassa US$ 2 milhões. A Justiça dos Estados Unidos não apenas proibiu definitivamente a entrada de mogno ilegal ou sem origem comprovada no mercado americano, como recomendou que a madeira seja devolvida ao Brasil (4).
“A decisão da Corte de Washington tem importância histórica e estabelece jurisprudência, fechando de vez o mercado americano à madeira de origem duvidosa vinda do Brasil”, disse Paulo Adário, coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace. Segundo Adário, essa é uma vitória não apenas do Greenpeace e de outras entidades ambientalistas que lutam pela defesa do patrimônio ambiental da Amazônia. “O juiz Jackson coroou os esforços recentes do governo brasileiro de controlar a indústria do mogno, ainda que o Ibama não tenha conseguido impedir em tempo hábil a saída de mogno do País apesar de recorrer das decisões judiciais que forçaram a emissão de autorizações de exportação”.
Segundo a Corte norte-americana, a autorização para exportação só deve ser emitida quando a Autoridade Cites do país exportador (no caso do Brasil, o Ibama) estiver satisfeita sobre a origem legal da madeira. “No entanto, as autorizações foram emitidas mediante liminares concedida pela Justiça brasileira e não refletiam o julgamento oficial independente do Ibama como Autoridade Cites no Brasil”, diz a decisão judicial.
O juiz Jackson apoiou a posição do governo dos EUA de recusar a importação de espécies ameaçadas provenientes do exterior quando há suspeitas sobre a validade da documentação. “Neste caso, nem a procedência legal de todos os carregamentos disputados sob a lei brasileira nem o mistério da origem das autorizações de exportação suspeitas estão resolvidos”, diz a decisão da Corte.
“A decisão do juiz Jackson deixa claro que a justiça norte-americana vai fazer valer a lei que impede o comércio ilegal de espécies ameaçadas”, disse Carrol Muffett, diretor da ONG Defenders of Wildlife. “O juiz Jackson deixou claro que a posse de documentação questionável não autoriza a entrada de madeira ilegal nos Estados Unidos”.

Fonte: Greenpeace (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.