GOVERNO VAI ANUNCIAR MEDIDAS
CONTRA O DESMATAMENTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2003

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou nesta quinta-feira, em entrevista coletiva, que o Governo Federal irá anunciar uma série de medidas para combate ao desmatamento na Amazônia no início da próxima semana. Segundo ela, serão oferecidas "respostas estruturantes, não só emergenciais, como ocorria até o momento". A ação governamental contra o desmatamento envolverá vários ministérios, como Transportes, Agricultura, Integração Nacional, Reforma Agrária, além do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.
Para tanto, esses ministérios e várias entidades de pesquisa e da sociedade civil estão envolvidas na análise técnica e qualificada dos dados de desmatamento, divulgados nessa quarta-feira (25) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Conforme comunicado conjunto da Casa Civil e dos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, a projeção de desmatamento na Amazônia para o período de agosto/2001 a agosto/2002 é de 25.746 quilômetros quadrados. Esse dado corresponde a um acréscimo de aproximadamente 40% em relação ao período anterior. Veja a íntegra do comunicado abaixo.
Algumas ações envolvem a qualificação do monitoramento por satélite da região, o que tornaria possível a obtenção de novos dados sobre desmatamento a cada mês. Além disso, os números serão sempre disponibilizados a todos na página do Inpe - www.obt.inpe.br <http://www.obt.inpe.br>.
Para o encaminhamento das medidas, será realizada, na segunda-feira (30), uma reunião técnica para consolidar a análise dos números do desmatamento. Na terça-feira (1º.07), serão realizadas uma reunião aberta e um encontro interministerial.
Participaram ainda da entrevista coletiva, no Ministério da Ciência e Tecnologia, o ministro interino da Ciência e Tecnologia, Wanderley de Souza, o secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, os secretários de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, de Coordenação da Amazônia, Mary Allegretti, de Desenvolvimento Sustentável, Gilney Vianna, do MMA, e os diretores de Licenciamento Ambiental, Nilvo Luiz Alves da Silva, e de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, do Ibama.

Ações preliminares do Governo Federal frente ao crescimento do desmatamento na Amazônia Legal

Dados do período agosto/2000 a agosto/2001 apresentaram um crescimento da ordem de 15% em relação ao que havia sido estimado originalmente pelo INPE, passando de 15.787 km2 para 18.166 km2. Confirmando a tendência de crescimento, a projeção para o período agosto/2001 a agosto/2002 é de 25.476 km2, correspondendo a um acréscimo de aproximadamente 40% em relação ao período anterior.
Tais dados, disponibilizados pelo INPE no dia 25 de junho, confirmam a escalada inaceitável do desmatamento na Amazônia, especialmente nos últimos três anos, que já vinha sendo detectada parcialmente por instituições e especialistas que atuam na região. Diante das indicações existentes da altíssima gravidade do problema, o atual governo, por meio da Casa Civil e dos ministérios de Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente, em reuniões realizadas a partir do início do mês de junho, definiu um conjunto de procedimento preliminares, de forma a organizar e dar consistência à sua intervenção para reverter a tendência observada:
Envolver o conjunto dos Ministérios afetos à questão na identificação de causas e na implementação de medidas para solucionar o problema; disponibilizar, de forma inédita, o acesso aos dados de desmatamento, com o objetivo de estimular o debate e envolver os setores interessados na formulação e implementação de ações de combate ao desmatamento; promover uma análise técnica e qualificada da série histórica dos dados do INPE nos anos de 1997, 2000, 2001 e 2002, em conjunto com instituições públicas e privadas que atuam na região, para:
1. identificar os principais vetores do desmatamento, as tendências e os cenários; 2. discernir as áreas de desmatamento legalmente autorizados dos desmatamentos ilegais; 3. identificar novas frentes de desmatamento; 4. definir áreas críticas onde deverão ser priorizadas as medidas emergenciais de combate ao desmatamento ilegal; 5. propor o aprimoramento das metodologias de avaliação do desmatamento na região, incluindo a implantação de um sistema de monitoramento em tempo real que permita a atuação preventiva do Governo Federal.
Para encaminhar essas medidas, na segunda-feira próxima será realizada uma reunião técnica que ira consolidar a análise qualitativa dos dados e produzir subsídios para uma reunião aberta a todos os interessados, seguida de uma reunião interministerial, ambas programadas para o dia 1 de julho.

Desmatamento na Amazônia

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou nesta quarta-feira (25.06) dados relativos à projeção de desmatamento da Amazônia que apresentam grande incremento, passando de 18.166 quilômetros quadrados, em 2001, para uma estimativa de 25.476 quilômetros quadrados, em 2002.
Frente à gravidade dos fatos, que indicam um crescimento acelerado do desmatamento nos dois últimos anos da gestão anterior, a Casa Civil da Presidência da República e os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia estão coordenando processo de avaliação detalhada dos dados com envolvimento das principais instituições públicas e privadas de pesquisa que atuam na Amazônia para avaliar cenários, tendências e propor medidas para o Governo Federal com o objetivo de reverter esse quadro, as quais deverão ser anunciadas na próxima semana.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.