IBAMA DEFINE ESTRATÉGIAS DE PROTEÇÃO
PARA AS ARARAS-AZUIS DA BAHIA

Panorama Ambiental
Salvador (BA) – Brasil
Junho de 2003

O Ibama reuniu nesta quinta-feira, em Salvador (BA), todos os setores do instituto envolvidos diretamente com a proteção e a conservação das araras-azuis-de-lear. A espécie é exclusiva do sertão da Bahia e uma das mais ameaçadas de extinção do mundo. O objetivo do encontro foi definir as estratégias de ação para os próximos anos de modo a garantir a sobrevivência da espécie cuja principal ameaça é o tráfico de animais silvestres.
Das araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari), restam apenas cerca de 400 indivíduos livres na natureza. As aves habitam a região dos municípios de Jeremoabo, Sento Sé e Euclides da Cunha, na região nordeste do estado, no bioma da Caatinga. Além de intensificar a fiscalização na região durante os períodos críticos para as aves principalmente a época da reprodução das araras e os feriados prolongados- , o Ibama também dotará a Estação Ecológica do Raso da Catarina de infra-estrutura para manter equipes em tempo integral na área.
A estação abriga a maior parte dos ninhos das araras na região. O Centro de Pesquisa, Manejo e Conservação de Aves Silvestres-Cemave/Ibama já mantém em campo dois biólogos que executam o trabalho de monitoramento, pesquisa e educação ambiental voltado para a conservação das araras-azuis. As comunidades locais também estão se integrando às ações do Ibama e deverão ser um dos elementos fundamentais na preservação da espécie.
As araras-azuis-de-lear são consideradas criticamente ameaçadas de extinção, conforme a mais recente lista de espécies em perigo publicada pelo Ibama no início de junho. Isso significa que requerem atenção especial para que não aconteça com elas o mesmo que ocorreu à ararinha-azul(Cyanopsitta spixii). Depois de anos sendo perseguida pelos traficantes, a ararinha desapareceu da natureza e hoje sua população se restringe a poucos exemplares em cativeiro. A ararinha-azul, que tornou-se um dos ícones da conservação ambiental brasileira, também só existia na Bahia, na região de Curaçá.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.