ASSEMBLÉIA CRIA COORDENAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
E ARTICULAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS DO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Manaus (AM) - Brasil
Setembro de 2003

Reunidos na 1ª Assembléia Geral dos Povos Indígenas do Maranhão, na cidade de Santa Inês, de 11 a 14 de setembro, mais de 60 lideranças dos Povos Guajajara, Krikati, Gavião, Canela, Awá-Guajá e Kaapor, criam legalmente a Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima). A decisão foi tomada depois das lideranças analisarem a situação das terras indígenas, da educação, da saúde e dos programas de auto-sustentação dos povos indígenas do Estado e discutirem as experiências de organização da Coiab e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme). Pela Coiab participaram o tesoureiro Genival Mayoruna e a advogada Ana Cristina de Lima Loureiro, e pela Apoinme os lideres Agamenon Geripanko e Sandro Tuxá. Participaram também representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Associação Carlo Ubbiali.
A Coapima congregará os Povos Guajajara, Krikati, Gavião, Canela, Awá-Guajá, Timbira e Kaapor, tendo, entre outros, os seguintes objetivos: defender os direitos e interesses e promover de maneira coordenada e unificada a organização social, cultural, econômica e política dos Povos Indígenas do Estado do Maranhão; desenvolver programas de sustentação econômica em parceria com povos e outras organizações indígenas, com base na economia tradicional e específica de cada povo; promover ações de demarcações de terra, para regularização e garantia dos territórios indígenas; promover e desenvolver intercâmbios, projetos e convênios com instituições nacionais e internacionais, governamentais ou não-governamentais, objetivando a garantia e promoção dos direitos dos povos indígenas; apoiar e promover a participação das mulheres indígenas no movimento indígena; e Fortalecer a autonomia dos povos indígenas no Estado do Maranhão.
A Coordenação Executiva da Coapima ficou composta pelas seguintes lideranças: coordenador geral, Lourenço Borges Milhomem; Vice-coordenador, José Wilson da Silva; Secretária, Sônia Bone de Sousa Silva; Tesoureiro, Jonas Sansão Gavião. O Conselho Deliberativo e Fiscal da Coapima terá 15 membros, garantindo a participação dos diferentes povos, das regiões Norte, Sul e Centro-Oeste do Estado do Maranhão.

Fonte: COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira/www.amazonia.org.br
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.