INSTITUTO DE BOTÂNICA LANÇA LIVROS
SOBRE ESPÉCIES BOTÂNICAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2003


O Instituto de Botânica, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, lançou nesta sexta-feira (12/9) os livros “Diversificando o reflorestamento no Estado de São Paulo: espécies disponíveis por região e ecossistema” e
SMA/José Jorge Neto
“Código Internacional de Nomenclatura Botânica”, que constituem duas importantes contribuições para os especialistas desta área. O lançamento ocorreu no auditório do próprio Instituto de Botânica, no final do primeiro dia do Seminário “A Resolução SMA-21, de 21/11/2001, como recurso gerencial para a Recuperação de Áreas Degradadas: avanços obtidos e perspectivas futuras”, que terminará amanhã com a realização do II Workshop sobre Recuperação de Áreas Degradadas. O livro “Diversificando o reflorestamento no Estado de São Paulo: espécies disponíveis por região e ecossistema” é de autoria de Luiz Mauro Barbosa e Suzana Ehlin Martins. Trata-se de um manual idealizado para atender a crescente demanda por informações sobre as espécies indicadas para plantio nas diferentes regiões ecológicas do estado de São Paulo. Essa informação ganhou importância especial
após as recomendações da Resolução SMA nº 21/01, que tem como premissa a ocorrência regional e a disponibilidade de mudas para aquisição em viveiros florestais para a recuperação de áreas degradadas.
O manual, que permite uma permanente atualização, reúne dados de um amplo levantamento bibliográfico e resultados da experiência acumulada no desenvolvimento de um projeto de políticas públicas apoiado pela FAPESP. O segundo livro é a tradução para a língua portuguesa do “Código Internacional de Nomenclatura Botânica”, também conhecido como “Código de Saint Louis”. A tradução foi feita por Carlos Eduardo de Mattos Bicudo e Jefferson Prado e sua publicação visa divulgar em âmbito mundial e, especialmente, no Brasil, o conjunto de leis que rege a aplicação dos nomes botânicos. Embora o primeiro Código tenha sido publicado em 1867, jamais foi permitida sua tradução para outras línguas que não fossem aquelas em que foi originalmente publicado. Foi apenas há dois anos, com o objetivo de ampliar o uso do Código, que a Associação Internacional de Taxonomia Vegetal - IAPT, entidade que o patrocina, abriu a possibilidade de sua tradução para outras línguas. O português foi a 11ª língua autorizada formalmente. A tradução do Código foi patrocinada pela própria IAPT e pela Sociedade Botânica de São Paulo e tem o apoio do Instituto de Botânica da SMA.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente (www.ambiente.sp.gov.br)
Redação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.