NÚCLEO PICINGUABA, EM UBATUBA (SP), TEM NOVA ESTRUTURA PARA RECEBER VISITANTES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2003


Divulgação/SMA
O Núcleo Picinguaba, em Ubatuba, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar, vai contar com uma nova estrutura na Base de Visitação Pública, localizada na Praia da Fazenda, no km 11 da Rodovia Rio-Santos – BR 101.As melhorias, que serão inauguradas no próximo dia 3 de outubro, às 12 horas, possibilitarão condições mais adequadas para receber os visitantes.
Com essa obra, que contou com recursos do Projeto de Preservação da Mata Atlântica – PPMA, envolvendo os governos do Brasil e da Alemanha, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, por intermédio do Instituto Florestal IF, que administra o parque, vai reestruturar o Programa de Uso Público, direcionando as
atividades para a comunidade do entorno e das regiões do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Durante o evento, que pretende promover a integração do núcleo com as prefeituras da região, serão abertos também o 1° Salão de Exposição de Turismo do Vale do Paraíba e Litoral Norte e a exposição “Aves da Mata Atlântica”, com fotografias de Edson Endrigo.

A nova estrutura

A estrutura para visitação pública na Praia da Fazenda do Núcleo Picinguaba, começou a ser implantada em 1983, com a construção de um centro de visitantes com auditório para 70 pessoas, sala de exposição, oficina de arte e educação, biblioteca, videoteca e mapoteca, além dos locais de hospedagem. Com a reforma, além das melhorias na hospedaria e no centro de visitantes, a base passa a ter também uma churrasqueira, um estacionamento e nova guarita.
A base de visitação encontra-se no extremo norte do parque, a 8 km da divisa com Parati, no Estado do Rio, e foi construída para aproveitar o grande potencial ecoturístico e educativo do Núcleo Picinguaba como as praias praticamente desertas, trilhas interpretativas, que permitem contato com diversos ecossistemas da Mata Atlântica, como as matas de encosta, manguezais, restingas e ambientes marinhos costeiros, além da aldeia indígena Boa Vista e das comunidades das vilas caiçaras, todas com suas culturas tradicionais preservadas.
O Parque Estadual da Serra do Mar ocupa 80% do Município de Ubatuba e, por esse motivo, o Instituto Florestal e a prefeitura local trabalham em parceria para promover a utilização da base por escolas e atrair turistas, desenvolvendo atividades de educação ambiental para a formação de agentes difusores sobre a temática da Mata Atlântica.
O Núcleo Picinguaba recebe, ao longo do ano, mais de 60 mil visitantes, chegando a hospedar cerca de 2.500 pessoas, que contribuem para o desenvolvimento econômico da região.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Cíntia Frassini

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.