PRESIDENTE DA FUNAI DESMARCA REUNIÃO EM RORAIMA

Panorama Ambiental
Boa Vista (RR) - Brasil
Setembro de 2003

O presidente da Funai, Mércio Gomes Pereira, telefonou pessoalmente ao coordenador do Conselho Indígena de Roraima, Jacir José de Souza Macuxi, para desmarcar a reunião prevista para acontecer amanhã na sede da organização.
Mércio comunicou, que não mais embarcaria para Roraima como previsto, porque deveria atender a determinação do Ministro da Justiça Márcio Tomaz Bastos, que ordenou o seu deslocamento imediato à terra indígena Baú, no sudoeste do Pará, para intermediar conflitos entre índios Kayapó Mekrãgnoti e fazendeiros da região.
A tensão no interior do Pará aumentou depois que fazendeiros da região fecharam a Rodovia Santarém-Cuiabá, em protesto contra a demarcação da terra indígena Baú. Segundo notícia do jornal “O Estado de São Paulo” de hoje (18/9), homens armados adentraram a floresta dispostos a retirar “na bala” os técnicos e agrimensores da Funai.
O presidente comprometeu-se a tentar embarca para Roraima amanhã à noite, caso consigo resolver o impasse nesta sexta-feira, 19 de setembro. Nesse caso, ele participaria do último de Reunião Ampliada do Conselho Indígena de Roraima.
A coordenação do CIR compreende o impasse instalado no Pará e a necessidade da presença do Presidente da Funai no local. Solidariamente aos povos Kayapo Mekrãgnoti, concorda com a mudança de data na visita de Mércio Gomes ao estado de Roraima.

Fonte: CIR – Conselho Indígena de Roraima (www.cir.org.br)/ www.amazonia.org.br
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.