PLANO DE BACIA DO RIO TRAMANDAÍ (RS) É APRESENTADO PARA O LITORAL NORTE

Panorama Ambiental
Rio Grande do Sul (RS) – Brasil
Janeiro de 2004

O cronograma de execução da 1ª Etapa do Plano de Bacia do Rio Tramandaí foi apresentado no final da tarde da quinta-feira (29/01), na prefeitura de Tramandaí, para autoridades do Litoral Norte e integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica.
O ato contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, José Alberto Wenzel; do diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Rogério Dewes; do diretor técnico da Fepam, Mauro Moura, representando o presidente, Claudio Dilda; do presidente do Comitê Tramandaí, Milton Haack; do prefeito do município, Edegar Rapacki, e do prefeito do Balneário Pinhal e Presidente da Associação de Municípios do Litoral Norte, Vilmar Furini.
Através de um diagnóstico, o Plano vai mostrar a quantidade e a qualidade de águas disponíveis hoje na Bacia. A sociedade será chamada a apontar os usos futuros que quer fazer dos recursos hídricos da região, por meio de reuniões temáticas com os setores da pesca, turismo, abastecimento público, agricultura, navegação e indústria.
Para o secretário José Alberto Wenzel, o Plano de Bacia busca realizar o sonho da área ambiental de trabalhar com a unidade de planejamento chamada bacia hidrográfica. “O Plano levanta um diagnóstico da situação da bacia e faz o enquadramento das águas junto com a participação popular e isso é extremamente importante. A população tem que participar, via Comitê de Bacia e outras instâncias, para que o diagnóstico e o enquadramento, decididos comunitariamente, levem às ações necessárias para fazer tanto a preservação, quanto o desenvolvimento desejado na região”, salientou Wenzel.
O Governo do Estado investirá cerca de 425 mil reais na 1ª Etapa do Plano que deve ser executada em 12 meses. Para a execução dos trabalhos está contratada a empresa Profil Engenharia e Ambiente, que é acompanhada por uma comissão formada por técnicos da Sema, da Fepam e do Comitê.
A Bacia do Rio Tramandaí tem uma área aproximada de 2,742 Km² e abrange 20 municípios.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.