JAGUARIPE, NA BAHIA, SERÁ PÓLO DE PESCA AMADORA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) Brasil
Abril de 2004

Ibama
O município de Jaguaripe, a 90 km ao sul de Salvador, será o primeiro da Bahia a ter um programa de pesca amadora voltado para o desenvolvimento sustentável da região. O trabalho será desenvolvido pelo Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora – PNDPA/Ibama em parceria com o Governo do Estado, a ONG Uirá-21 e a Bahia Pesca S.A.
As atividades começam nesta quinta-feira, 1 de abril, com um seminário para demonstrar aos empresários, lideranças e comunidade em geral os benefícios que poderão resultar com a implementação e o desenvolvimento de atividades ligadas à pesca amadora no município. Jaguaripe está localizado na costa baiana entre áreas inundáveis e remanescentes de Mata Atlântica. A ilha de Itaparica, importante pólo de turismo histórico e ecológico do país está na região.

Além de discutir as potencialidades para a pesca amadora com todos os segmentos envolvidos no desenvolvimento de Jaguaripe, o PNDPA também realizará ao longo da semana oficinas para treinamento de sessenta guias de pesca. “A capacitação de mão-de-obra qualificada é fundamental para o estabelecimento de um programa sustentável de pesca amadora na região”, diz Maria Nilda Leite, coordenadora do PNDPA. Segundo ela, a atividade favorece a criação de serviços especializados de hotelaria, alimentação e turismo com a geração de emprego e renda nas comunidades.
Durante as oficinas, os guias receberão noções de ecologia e meio ambiente, legislação ambiental, geografia e introdução em inglês. As oficinas também abordam temas sobre hábitos reprodutivos, alimentação e comportamento dos peixes encontrados na região. O PNDPA fornece ainda informações sobre novas técnicas e equipamentos de pesca.
PNDPA - O Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA) foi criado em 1997 com o objetivo de transformar a pesca amadora no país em uma atividade econômica sustentável. Isso implica em desenvolvimento econômico aliado à preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.
Com sete anos de existência, o programa conseguiu importantes avanços no setor da pesca amadora, a exemplo do ordenamento pesqueiro em águas interiores por meio dos comitês de bacias hidrográficas. Com a implementação dessa política é possível garantir o acesso aos recursos naturais, abrir postos de trabalho e preservar o meio ambiente, pois as peculiaridades regionais são respeitadas no momento de se tomar as decisões”, afirma a coordenadora do programa.
O programa também treinou mais de dois mil guias de pesca, agentes fundamentais na divulgação de conhecimentos sobre a importância da conservação dos ambientes aquáticos brasileiros e de sua biodiversidade. Cerca de vinte mil crianças em todo o Brasil também foram atendidas pelo PNDPA em oficinas de pesca infantil. O objetivo é criar uma nova mentalidade nos futuros pescadores, tornando-os mais conscientes de todas as implicações que a atividade tem na área ambiental.
Divulgar a potencialidade da pesca e os cenários mais propícios existentes no país também está entre as atividades desenvolvidas pelo programa que tem lugar garantido em feiras e eventos nacionais e internacionais. O site do programa é www.ibama.gov.br/pescaamadora.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom
Foto: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.