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ORDENAMENTO
TERRITORIAL AO LONGO DA BR-163 É
TEMA DE DISCUSSÕES NO PARÁ
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) Brasil
Abril de 2004
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O ordenamento territorial
ao longo da BR-163 está sendo discutido em
Santarém (PA), de hoje até quarta-feira.
A reunião é a última etapa
de um ciclo de debates realizados no ano passado
nas cidades de Santarém, ltaituba, e Altamira
no Pará; e Sinop, no Mato Grosso, para levantar
sugestões que subsidiem um plano de desenvolvimento
sustentável para a região.
O asfaltamento da BR 163 é um dos programas
previstos no PPA 2004-2007. A construção
da rodovia é muito criticada por ambientalistas,
para quem a obra poderá incentivar a ocupação
ao longo de seu trecho, que vai de Cuiabá
a Santarém. Participam do encontro representantes
de várias entidades ambientais, do Fórum
Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento,
líderes indígenas e da comunidade.
Para o asfaltamento da BR 163, o Ministério
do Meio Ambiente indicou a elaboração
de um programa com ações a serem tomadas
antes da licitação da obra. O asfaltamento
da estrada é considerado uma obra irreversível,
daí porque o governo pretende tomar medidas
para o ordenamento territorial na região,
combatendo a grilagem e implantando unidades de
conservação.
A pauta de discussões inclui temas como estratégias
de produção e manejo sustentável,
o ordenamento fundiário, o combate à
violência no campo e monitoramento. Será
elaborado um relatório com as propostas de
desenvolvimento para a região do Baixo Amazonas,
Transamazônica, Br-163 eixo paraense e Mato
Grosso. O documento será entregue a prefeituras,
governos estaduais do Mato Grosso e Pará,
Senado, Câmara Federal e todos os ministérios.
A expectativa é de que o documento possa
subsidiar a implantação de um modelo
de desenvolvimento que atenda a demanda das comunidades
tradicionais, reduza os impactos ambientais decorrentes
de grandes obras e favoreça o desenvolvimento
da região. A ministra do Meio Ambiente, Marina
Silva, foi convidada para o encerramento do encontro,
na quarta-feira.
Nos encontros realizados no ano passado, foram apresentadas
propostas de recuperação das matas
ciliares, de criação de Unidades de
Conservação, como compensação
de passivos ambientais de assentamentos, e criação
de uma faixa de proteção de dez quilômetros
no entorno das terras Indígenas. Os agricultores
familiares querem a reformulação do
modelo de reforma agrária com adoção
de assentamentos sustentáveis e linhas de
crédito.
A BR-163, que começou a ser construída
na década de 70, tem 1.764 quilômetros,
dos quais 801 estão pavimentados, no trecho
de Cuiabá a Nova Helena (MT), divisa com
o Pará. A conclusão do asfaltamento,
prevista no Plano Plurianual 2004-2007, está
orçada em R$ 1000 milhões e deve ser
autorizada no ano que vem.
Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Guimarães)