IBAMA ATENDE AO SETOR PESQUEIRO E REVÊ LEGISLAÇÃO DA LAGOSTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2004

O Ibama firmou acordo com o setor pesqueiro do Rio Grande do Norte e e da Paraíba e decidiu, em consonância com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, que a captura do crustáceo naquele estado voltará a obedecer o tamanho mínimo de 11 centímetros, sem prejuízo à conservação da espécie. A revisão da medida teve ainda o apoio dos representantes do setor de pesca da Paraíba e do Piauí.
No mês passado, o Ibama editou a Instrução Normativa 28, que unificava em 13 centímetros os tamanhos mínimos de captura das duas espécies de lagosta que existem no litoral brasileiro: a vermelha e a verde. Além de proteger a lagosta vermelha, a legislação dava proteção “extra” para a lagosta verde e ainda facilitava os procedimentos de fiscalização pelos órgãos ambientais. O setor produtivo do Rio Grande do Norte e d Paraíba porém, preferiu pedir a manutenção do tamanho mínimo diferenciado para a lagosta verde.
A captura da lagosta verde com o tamanho mínimo de 11 cm favorecerá, principalmente, aos pequenos pescadores que praticam a atividade de maneira artesanal, que se sentiram prejudicados com a medida de proteção.

Caçoeira

Apoiados pelas respectivas bancadas de parlamentares, os representantes da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Amapá também reivindicaram ao governo a volta da permissão do uso de caçoeira no litoral da Bahia. Apesar de ser contrário ao uso da tecnologia considerada predatória, o Ibama retificou sua decisão e o apetrecho será permitido até o final deste ano.
O Ibama lembra que os detalhes da política de estabelecimento do tamanho mínimo de captura da lagosta e do fim escalonado para o uso de caçoeira na pesca do crustáceo adotada pelo instituto este ano foram previamente acertados com o setor pesqueiro em diversas reuniões. Os acertos estão registrados em ata com a assinatura dos representantes das organizações do setor. A caçoeira não será permitida nos estados do Pará e do Amapá, onde os pescadores locais são prejudicados pelo uso do equipamento na pesca da lagosta.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom/Sede

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.