BAHIA GANHA SETE NOVAS RESERVAS PARTICULARES

Panorama Ambiental
Salvador (BA) – Brasil
Março de 2004

A criação de sete novas áreas denominadas Reservas Particulares de Proteção Natural – RPPN’s, em território baiano eleva para 56 o número dessa categoria de Unidade de Conservação, de âmbito federal, existente no Estado.
As novas RPPN’s criadas na Bahia, são: Reserva Ecológica Rio Capitão, com área de 385,49 ha, localizada no município de Itacaré, no Bioma Mata Atlântica; Das Dunas, no município de Camaçari, com 78 ha, no Bioma Restinga; Mãe da Mata, no município de Ilhéus, com 13 ha, no Bioma Mata Atlântica; Serra Bonita III, no município de Pau Brasil, com 150 ha, no Bioma Mata Atlântica; Serra Bonita II, no município de Camacan, com 50 ha, no Bioma Mata Atlântica; Serra Bonita I, no município de Camacan, com 200 ha, no Bioma Mata Atlântica e, finalmente, Serra Bonita, no município de Camacan, com 800 ha, no bioma Mata Atlântica.
As portarias de criação das novas RPPN’s foram assinadas em Brasília na última sexta-feira (27) como parte das comemorações pelos 15 anos do Ibama, completados no último dia 22 de fevereiro. O ato contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente do Ibama, Marcus Barros. Na ocasião, foram criadas 24 RPPN’s em todo o Brasil.
A expectativa, segundo a responsável pelo Núcleo de Unidades de Conservação – NUC, Ana Santagelo, é que brevemente sejam criadas novas RPPN’s na Bahia, aumentando dessa forma o número de área protegidas no Estado. Atualmente, segundo ela, existem sob análise pelos setores competentes do Ibama em Brasília, cerca de 50 novos processos de criação de Reservas Particulares de Proteção Natural, sendo 39 no Bioma Mata Atlântica, 08 no Bioma Caatinga e 03 no Bioma Cerrado.
Atualmente a área total que se encontra protegida no Brasil através da implantação das RPPN’s é de 445.892,65 hectares. São ao todo 427 Reservas Particulares de Proteção Natural. Elas são áreas privadas e têm como objetivo conservar a diversidade biológica local. São classificadas como Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Em seu interior podem ser desenvolvidas atividades como a pesquisa e a visitação, com objetivos recreativos, educacionais e turísticos.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.