SATÉLITE LANÇADO NA CHINA APONTARÁ QUEIMADA NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

As queimadas na Amazônia, neste ano, serão monitoradas em faixas de até seis quilômetros quadrados de área, por meio de satélite lançado pelo Brasil, na China, em outubro passado. A informação foi dada pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, em entrevista hoje ao programa de “Revista Amazônia”, da Rádio Nacional da Amazônia. O ministro garantiu que ao perceber modificação no trecho específico da floresta, seja de foco de calor ou de desmatamento, o satélite repassará imediatamente os dados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Na mesma entrevista, Campos também informou que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), cujo prédio foi inaugurado em dezembro de 2002, “terá nos próximos 60 dias pessoal devidamente contratado e funcionando”. Quanto à Base de Lançamento de Satélites de Alcântara, no Maranhão, disse que tudo está programado para o próximo lançamento, em julho de 2006. ”O Brasil ficará entre os 10 países do mundo com programa espacial de porte avançado”, assegurou.
A inclusão digital foi outro ponto abordado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, que destacou o esforço do governo federal para “a redução no preço dos computadores”, pelas empresas do setor. O quadro, segundo Campos, se completa com o “gradual uso do software livre”, com as linhas de crédito especiais para que professores do interior possam comprar computadores e com a instalação de telecentros, providos de Internet banda larga, em regiões mais isoladas da Amazônia e do Nordeste.

Programa

O novo presidente da Agência Espacial Brasileira, o engenheiro civil Maurício Guadenzi, já está envolvido na reativação da Base de Lançamentos de Alcântara, no Maranhão, segundo informou o ministro Eduardo Campos, a fim de cumprir o prazo até o final de 2006 determinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa espacial brasileiro está mantido, disse. E acrescentou, citando o exemplo da ação sobre o clima e o tempo: “O satélite tem uma ação direta, nem sempre vista, na vida do cidadão, quando favorece o apoio ao agronegócio, à agricultura familiar e à redução do seguro-safra, além de sua importância no ensino à distância, na medicina e para a segurança nacional."
Eduardo Campos disse ainda que mais de 150 institutos de todo o mundo estão interessados em comprar, da China e do Brasil, imagens do satélite lançado em outubro. E garantiu que as imagens sobre a Amazônia serão de uso nacional.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Eduardo Mamcasz, da Rádio Nacional da Amazonas

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.