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SIMULAÇÃO
COM DERRAMAMENTO DE DIESEL, MOBILIZA CETESB
Panorama
Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Julho de 2004
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Uma
simulação de acidente, envolvendo
um caminhão-tanque transportando óleo
diesel, mobilizou três técnicos
do Setor de Operações de Emergência
e um da Agência Ambiental de Limeira,
da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento
Ambiental, que atenderam a “ocorrência”
junto com equipes da Intervias – Concessionária
de Rodovias do Interior Paulista S.A., Corpo
de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária,
Defesa Civil e Polícia Militar, entre
outras instituições. |
Cetesb
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Este é o 2º
Exercício Simulado com Produtos Perigosos,
ocorrido no dia 3 de julho passado, na praça
de pedágio localizada no km 127 da
Rodovia João Tosello – SP-127, no
Município de Iracemápolis.
O simulado foi uma das exigências
da CETESB e da Secretaria do Meio Ambiente
do Estado, feitas por ocasião da
análise final e aprovação
do Plano de Ação de Emergência
– PAE para acidentes envolvendo produtos
perigosos, apresentado pela concessionária.
No exercício, entre outras ações,
houve a simulação em que o
caminhão-tanque, transportando óleo
diesel, adentra a praça de pedágio
e, desgovernado, colide lateralmente com
uma das defensas de concreto, que divide
as pistas e protege as cabines de arrecadação.
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Devido ao impacto,
que afeta principalmente a parte inferior da lateral
do veículo, uma das válvulas de descarga
do combustível é danificada e passa
a ocorrer pequeno vazamento de combustível
e, em razão da formação de
vapores inflamáveis, as ações
de aproximação são dificultadas,
bem como os procedimentos para o socorro e resgate
do condutor do veículo.
Os auxiliares de pista da praça de pedágio
deslocam-se para o local do acidente, realizam a
sinalização de emergência, informam
o fato ao operador do Centro de Controle Operacional
da concessionária, o qual aciona as viaturas
da Intervias e os órgãos que atuam
no atendimento a acidentes com produtos perigosos.
Simultaneamente, os veículos que se encontram
no local são liberados pelos arrecadadores,
a praça de pedágio é fechada
e a energia elétrica é desligada.
O inspetor de tráfego da concessionária
identifica o produto transportado, coordena os trabalhos
de construção de alguns diques de
contenção ao longo do sistema de drenagem
de águas pluviais na praça de pedágio
e passa a sinalizar a pista da rodovia e coordenar
o tráfego dos veículos, por um retorno
operacional existente antes da área em risco.
O técnico da Agência Ambiental de Limeira
chega ao local do acidente, comparece ao posto-de-comando,
mantém contato com o comandante do Corpo
de Bombeiros presente no local, avalia a situação
e solicita o apoio do Setor de Operações
de Emergência da CETESB para o atendimento
à ocorrência. Três técnicos
do Setor de Operações de Emergência
chegam ao local e, depois de se inteirarem dos acontecimentos,
devidamente munidos de equipamentos de proteção
individual adequados para a situação,
inspecionam e monitoram o local do acidente, o veículo
sinistrado e a área circunvizinha.
Em seguida, inspecionam os diques de contenção,
construídos junto a alguns bueiros, ao longo
da sarjeta de concreto da pista e em uma canaleta
do sistema de drenagem da rodovia, de forma a impedir
que o produto vazado atinja um corpo d’água
localizado 800 m a jusante da praça de pedágio.
Ao mesmo tempo, orientam os procedimentos de reforço
dos diques de contenção e de lançamento
de espuma química especial sobre o caminhão-tanque
sinistrado e na área contaminada.
O vazamento do óleo diesel é contido
pelo Corpo de Bombeiros, os técnicos da CETESB
continuam realizando a monitoração
da área contaminada e o condutor do veículo
é resgatado pelas equipes de socorro recebendo
atendimento médico pré-hospitalar
no local e, em seguida, é levado por uma
ambulância para hospital da região.
Técnicos de um empresa especializada no atendimentos
a acidentes envolvendo substâncias perigosas,
contratada pela empresa transportadora, realizam
o recolhimento do produto vazado e dos resíduos
gerados na operação, os quais são
devidamente enviados para local adequado, com o
conhecimento e aprovação da CETESB,
não sendo necessário o transbordo
da carga para outro veículo.
Os funcionários dos órgão envolvidos
no atendimento se reúnem no posto-de-comando
da operação e, uma vez avaliada a
situação, autorizam a retirada do
veículo acidentado, a religação
da energia elétrica e a liberação
da praça de pedágio. Desta maneira,
caminhão-tanque é removido por um
caminhão-guincho da concessionária
e funcionários de uma empresa de conservação,
contratada da Intervias, realizam os trabalhos finais
de limpeza do local e a praça de pedágio
é reaberta ao tráfego.
O objetivo do exercício simulado é
a integração e capacitação
das equipes das diversas entidades participantes
do PAE - Plano de Ação de Emergência
da empresa concessionária Intervias e demais
integrantes de planos de auxílio-mútuo
da região, para o atendimento a emergências
envolvendo produtos perigosos.
Representantes de várias entidades assistiram
ao simulado, que teve grande repercussão
na imprensa local e regional.
Fonte: Cetesb – agência ambiental
de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
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