POSIÇÃO DO GREENPEACE SOBRE IMPASSE DA INSPEÇÃO NUCLEAR ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Abril de 2004

O Greenpeace condena qualquer uso de energia nuclear – para fins civis (como a geração de energia) ou militares. O uso desse tipo de energia nunca se provou seguro: instalações nucleares, de uso civil ou militar, têm um triste histórico de acidentes e incidentes encobertos por mentiras e informações incorretas. A geração de eletricidade a partir de reatores nucleares produz substâncias que podem ser usadas para a fabricação de armas nucleares.
Nos últimos dias, a imprensa brasileira vêm divulgando o impasse entre o governo brasileiro e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre a inspeção da produção de urânio enriquecido no Brasil (1). Inspetores da AIEA não puderam realizar uma inspeção mais detalhadas na primeira das plantas comerciais de produção de urânio levemente enriquecido do País, em Resende, no Rio de Janeiro.

O Brasil alega que é uma nação pacifista e que a instalação produzirá urânio pouco enriquecido para uso em usinas de energia, e não material altamente enriquecido para uso em armas nucleares.
Independente da divergência entre os dois países sobre a a fiscalização da produção nuclear brasileira, o Greenpeace condena o uso de qualquer tecnologia nuclear pois considera que esse tipo de energia é um dos erros tecnológicos, econômicos e ambientais mais graves do mundo.
O planeta convive, hoje, com um legado de lixo nuclear que continuará radioativo por centenas de milhares de anos. Pior ainda, não existe nenhuma solução segura para sua disposição em nenhum lugar do mundo. A liberação de radiação no meio ambiente já levou à contaminação do solo, ar, rios e oceanos, causando impactos extremamente negativos na saúde da população.
Além disso, a energia nuclear nunca foi econômica, apesar dos subsídios estatais que recebeu durante décadas. Ainda hoje o setor nuclear recebe financiamento em detrimento de investimentos em geração de energia limpa e renovável, como a solar ou a eólica. A ameaça nuclear foi o que motivou a fundação do Greenpeace em 1971. Um grupo de atvistas decidiu navegar até a zona de testes nucleares para protestar contra a realização desse tipo de testes pelos Estados Unidos em Amchitka, no Alasca. O teste foi realizado, mas o protesto conseguiu mudar a opinião pública e hoje, 30 anos depois, os testes nucleares não são mais realizados. Mas, enquanto o mundo não estiver livre da ameaça nuclear, o Greenpeace continuará sua campanha por um planeta pacífico e seguro.

(1) O governo norte-americano insiste para que o governo brasileiro assine o protocolo adicional sobre inspeções da AIEA, que prevê a aceitação de inspeções mais detalhadas e sem aviso prévio em instalações nucleares do Brasil.

Fonte: Greenpeace - Brasil (www.greenpeace.org.br)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.