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SEMINÁRIO
DEBATE A EFICIÊNCIA DOS VEÍCULOS
ELÉTRICOS
Panorama
Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Abril de 2004
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A falta de divulgação
das vantagens do carro elétrico sobre o convencional
e de discussões sobre a inclusão desses
veículos no mercado são alguns dos
motivos que levou o Instituto de Eficiência
Energética (Inee) a promover o II Seminário
sobre Veículo Elétrico Híbrido
- VEH. O evento se realiza nos próximos dias
27 e 28 no Blue Tree Convention, em São Paulo.
Participam do seminário dirigentes, técnicos
e especialistas brasileiros e internacionais ligados
ao planejamento estratégico de montadoras,
fábricas de veículos elétricos,
empresas de componentes, fornecedoras e distribuidoras
de combustíveis e distribuidoras de energia
elétrica, além de entidades ligadas
às questões ambientais voltadas para
redução da poluição
associada aos transportes, centros de pesquisas,
laboratórios e universidades e os representantes
dos órgãos de meio ambiente e de transporte
dos governos municipais, estaduais e federal.
A meta do encontro é discutir as vantagens
e os caminhos para acelerar o uso dos veículos
elétricos no país, notadamente os
híbridos, eliminando-se dificuldades artificiais
como as associadas a uma legislação
que parte do princípio que todos os automóveis
são acionados com motores a explosão.
Com autonomia de 1000 km, gastando 20 a 30% menos
combustível, com baixíssima emissão
de gases poluentes na atmosfera, além de
ser eficiente e confortável, a versão
híbrida de veículos elétricos
(onde a eletricidade é suprida por um gerador
a bordo) já é um sucesso nos mercados
norte-americano e europeu, mas ainda é praticamente
desconhecido no Brasil.
Os primeiros VEHs surgiram em 1998 e, superado o
estágio experimental, eles já são
encontrados hoje em mais de 200 modelos, tanto de
passeio quanto para o transporte público
em cidades como Nova York, Toronto, Seatle, Santiago
do Chile e Aukland. No Brasil, uma empresa paulista
já fabrica ônibus com este conceito
e os exporta para o Chile e para o Panamá.
No seminário, o Inee pretende abordar tanto
os aspectos institucionais do uso dos VEHs em transporte
particular e público, quanto as questões
técnicas relacionadas a ele. A idéia
é discutir os vários assuntos sobre
o tema, entre eles: A experiência internacional;
O VEH para o uso pessoal e as políticas para
o VEH no Brasil; O VEH e a questão ambiental
e O VEH e o transporte público no Brasil.
Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)