CAFÉ DA MANHÃ REÚNE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS NO PROJETO POMAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2004

SMA
Um farto café da manhã marcou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, na sede do Projeto Pomar, reunindo o grupo de voluntários e seus familiares e os bolsistas da Frente de Trabalho do Governo do Estado. Às 9 horas, a equipe do Projeto Pomar, junto com funcionários da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, recebeu as cerca de 60 pessoas em torno de uma grande mesa, com muitos pratos, muitos dos quais trazidos pelos próprios convidados.
Devido ao mau tempo, foi criado um espaço para as crianças brincarem fazendo desenhos e criando formas com massinha educativa. Entre outras atividades, foi efetuado o plantio de uma árvore e aberta a exposição de todas as etapas do
Projeto Participativo dos Voluntários do Projeto Pomar, que consiste de um jardim que vem sendo desenvolvido desde outubro de 2003, onde cerca de 80 voluntários estão aplicando conceitos e técnicas de jardinagem que aprenderam no próprio trabalho de recuperação das margens do Rio Pinheiros.
As várias etapas do projeto foram mostradas em planilhas de propostas, estudos e fotos para que os presentes pudessem visualizar a qualidade e os problemas da área de 300 m2 onde está sendo feito o plantio pelo grupo de voluntários, que desenvolveu o projeto do jardim, estudando as limitações e fazendo uma leitura técnica das propostas apresentadas, seguindo orientação das arquitetas Ana Lúcia Burjato, do Departamento de Projeto e Paisagem da Secretaria do Meio Ambiente, e Lúcia Martim Campos, que também é voluntária e ajudou a realizar uma série de atividades participativa dentro do Projeto Pomar.
"Juntamos as similaridades dos projetos apresentados pelos voluntários e demos objetividade à necessidade de símbolos, concretizando o desejo de colocar um objeto importante ou um símbolo no centro do jardim, um portal arbóreo e a presença de flores multicoloridas", explicou Burjato.
Os símbolos eleitos foram o pau-brasil, que foi colocado no centro do jardim; o jerivá, que é a árvore-símbolo do Projeto Pomar, cujo alinhamento formará o portal arbóreo, e canteiros sinuosos representando as águas do rio, que serão constituídos por uma diversidade de plantas que vão florir em épocas diferentes. Esse grande jardim será apresentado aos visitantes como a contribuição dos voluntários que participaram do Projeto Pomar.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Renata Egydio)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.