COMANDO ATUA NA REGIÃO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Maio de 2004

O 4º Batalhão da Polícia Ambiental, sediado em São José do Rio Preto comemorou 15 anos de atividades no último dia 12 de maio, em evento que contou com a presença de várias autoridades. Além do comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel João Leonardo Mele, estiveram na comemoração José Carlos Lima Bueno – Secretário do Meio Ambiente do município, Maureen Leão Cury – Vice Prefeita, Luiz Gonzaga de Freitas , professor aposentado da Academia do Barro Branco , onde lecionou por quase 40 anos e o Coronel Alfonso Ferrante Bruno – Comandante do Policiamento de Área, da região administrativa de São José do Rio Preto.

SMA
O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) está entre os animais mais ameaçados de extinção em todo o mundo. Restam apenas cerca de mil indivíduos na natureza. Todos na região de Silva Jardim e Cassimiro de Abreu, no Rio de Janeiro. A floresta onde vive a espécie foi reduzida a cerca de oito por cento de seu tamanho original.
"As adoções de animais ameaçados são responsáveis pela recuperação de várias espécies em todos os continentes. Em qualquer lugar do Planeta, os governos sozinhos não conseguem investir o necessário para a ajudar na conservação das espécies. É preciso a participação da sociedade, pois uma espécie que desaparece para sempre é um prejuízo para toda a humanidade", diz Denise Rambaldi, secretária-geral da AMLD.
O mico-lão-dourado (Leontopithecus rosalia) é uma rara espécie de primata endêmico da Mata Atlântica de baixada costeira fluminense - só existe naturalmente naquele local e em nenhuma outra parte do mundo. Atualmente, a distribuição dos animais está rstrita a sete municípios da O comandante interino do 4º Batalhão, Major Sérgio Luiz dos Santos, lembrou em seu discurso de saudação que “ atuando numa área de 65.797 Km², que é equivalente a países como a Holanda ou Portugal, o 4º Batalhão possui 21 Sedes Operacionais que executam o patrulhamento ambiental rural em 189 municípios. Com a chegada dos novos recursos de informática e geo-referenciamento, especializamos os policiais ambientais de forma a acompanharmos as inovações que a moderna tecnologia nos disponibiliza " .
Segundo ele, todos os anos são intensificadas as ações de fiscalização e educação ambiental, cujas atividades têm a intenção de levar a população o conhecimento dos problemas ambientais causados pela utilização desenfreada de recursos naturais sem a devida reposição. " Nossos Educadores Ambientais não desistem. Com firmeza de propósito e amor ao trabalho que executam, programam e realizam com vibração e energia todas as atividades educativas inerentes ao Ensino Sistematizado de Proteção à Natureza, acreditando na mudança de comportamento obtida principalmente pelo público mirim, formado por adolescentes e jovens... "
Neste ano, este batalhão da Polícia Ambiental está lançando nos estabelecimentos de ensino participantes do Programa Beija-flor, o “Prêmio Eco Escola”, um concurso que visa avaliar projetos sócio-ambientais comunitários organizados pelas escolas. "Também queremos dar destaque especial ao informativo “O CURUMIM”, hoje transformado em uma revista, com nova diagramação, que tem o objetivo de divulgar o trabalho operacional de fiscalização e as atividades de educação ambiental, registrando a História do 4º Batalhão Ambiental e da Corporação Paulista, o que muito nos orgulha ", afirmou o Major Santos.
" Estamos felizes com as realizações alcançadas sempre com o apoio da comunidade em forma de parcerias e a intensa participação dos policiais militares ambientais, nossos queridos companheiros que tanto se esforçam colaborando com o Comando na consecução dos objetivos e metas traçadas " . Ele lembrou, também, que recentemente foi inaugurada uma nova sede para a Base Operacional de Santa Fé do Sul e a expectativa é que em breve sejam concluídas as obras de ampliação do Pelotão de Polícia Ambiental de Jales.
Para marcar as comemorações, foi lançado oficialmente o Programa Viveiros de Mudas, que tem como objetivo padronizar a distribuição à comunidade das mudas de árvores nativas produzidas nos viveiros instalados nas sedes Operacionais do Batalhão . A finalidade principal é contribuir com a reposição florestal e dar suporte às campanhas educativas da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.