RS E SC APRESENTAM PROPOSTA DE CORRETOR ECOLÓGICO NA ÁREA DO PROJETO DA USINA PAI QUERÊ

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) - Brasil
Julho de 2004

Os secretários do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Adilson Troca, e de Santa Catarina, Sérgio Godinho, foram recebidos em audiência pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, a quem apresentaram proposta de implementação do Corredor Ecológico da Bacia do Rio Uruguai Superior (CEBRUS). O projeto piloto englobaria a área compreendida entre a nascente do Rio Pelotas e o Parque Estadual do Ibitiriá.
A proposta conjunta dos dois estados, de acordo com o documento apresentado, visa à “conservação da biodiversidade por meio de uma gestão dinâmica e sustentável da paisagem”, pois grande parte da Bacia do Rio Uruguai encontra-se na área da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O corredor proposto afetaria as sub-bacias 70 (rios Touro, Lava Tudo, Pelotas e Ibirirá) e 71 (rios Correntes, Marombas, João Paulo e Canoas).
Hidrelétrica Pai Querê - Segundo o secretário Adilson Troca, a intenção dos dois estados é que a iniciativa da criação do corredor ecológico seja avaliada conjuntamente com o projeto da hidrelétrica Pai Querê, prevista para o rio Pelotas, um dos principais formadores do Rio Uruguai, com expectativa de geração de 290 MW de energia e investimentos de cerca de 270 milhões de dólares.
O projeto piloto do Corredor Ecológico na área de influência da hidrelétrica Pai Querê compreende o Parque Nacional de São Joaquim (SC) e o trecho entre as nascentes dos formadores do alto curso da bacia do Rio Pelotas e a confluência do rio Pelotas com o Pelotinhas. Em Santa Catarina, abrange os municípios de Nova Vereza, Meleiro, Siderópolis, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Lages. No Rio Grande do Sul, os municípios de São José dos Ausentes, Bom Jesus e Vacaria.

Fonte: Agência Ambiental do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.