RORAIMA PREPARADA PARA EVITAR NOVOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2004

O Ibama de Roraima iniciou na última quarta (14/01) vistorias técnicas e fiscalização especializada nas áreas do Estado liberadas para queima controlada até abril. Equipes estão no campo orientando os produtores rurais sobre as técnicas adequadas e seguras para evitar que as queimadas autorizadas pelo Ibama se transformem em incêndios florestais, informou o Coordenador do Prevfogo/RR, Antonio Carlos Cattaneo.
Para coordenar estas atividades foi montado o Centro de Operações/RR, que terá as seguintes atribuições: gerenciar as equipes de campo; controlar as autorizações de queima; monitorar focos de calor, dados climáticos, queimadas e eventuais incêndios; planejar rotas aéreas; e, apoiar as demais instituições envolvidas com a questão do fogo no Estado.
Um banco de informações está sendo montado como precaução para o combate a eventuais incêndios. Nele deverá constar pontos de captação de água, heliporto, pista de pouso, alterações meteorológicas e sinistros.
A equipe do Prevfogo/RR foi reforçada por três técnicos do Ibama do Pará e de São Paulo. Outros três técnicos são aguardados neste domingo. Quatro veículos utilitários, dois helicópteros e um avião monomotor foram enviados pelo Ibama sede para apoiar as ações de fiscalização, monitoramento e combate a eventuais incêndios florestais no Estado.
Quatro brigadas foram treinadas em novembro passado para desenvolver atividades de prevenção a incêndios florestais e proteger as Unidades de Conservação do Estado (Estações Ecológicas de Maracá e de Caracaraí, Flona de Roraima e Parque Nacional do Viruá). O Ibama aguarda a chegada de técnicos especializados em combate ao fogo. Eles apoiarão as atividades de monitoramento, prevenção, eventual combate a incêndios nas UCs e educação ambiental no entorno.
Duas unidades móveis e equipamentos básicos de combate a incêndios florestais já estão disponíveis no Estado para atender prioritariamente estas Unidades de Conservação. O apoio aéreo tem a mesma orientação. Relatórios emitidos diariamente informam o Prevfogo de Roraima sobre a previsão do clima nos municípios mais afetados pelas queimadas com a probabilidade e o volume estimado de chuvas.
A Gerência Executiva do Ibama de Roraima prepara-se desde outubro passado para enfrentar novos incêndios florestais no Estado. Grande parte do planejamento baseou-se no Calendário de Queima Controlada 2003-2004 e nas propostas do I Seminário Estadual Sobre Queimadas Controladas e Produção Sem Uso do Fogo, que contou com as seguintes participações: Ibama, Embrapa, Seaab, Femact, Corpo de Bombeiros, Incra, GTA, CPT e lideranças rurais.
Desde dezembro passado as unidades móveis do Ibama Itinerante percorrem o interior do Estado para emitir autorização de desmatamento e de queima controlada, verificar denúncias e orientar os produtores rurais na substituição do fogo por outros métodos de preparação do solo para a agricultura. O Ibama sede enviou seis técnicos para reforçar estas atividades.
Já foram visitadas pelos técnicos do Prevfogo vinte e nove regiões de doze municípios considerados prioritários pela Operação Roraima de Prevenção a Incêndios Florestais: Caroebe, Caracaraí, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz, Iracema, Mucajaí, Bonfim, Cantá e Alto Alegre. No momento, o Prevfogo encontra-se no município de Amajari.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de comunicação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.