RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS CRESCE 200%

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2004

O Brasil continua a bater recordes no recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos, segundo o Ministério da Agricultura. Nos três primeiros meses deste ano, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) recolheu aproximadamente 3,8 mil toneladas de material, alcançando o mesmo volume recolhido em 2002.
Na comparação com 2003, quando foram coletadas 1.256 toneladas, o volume do primeiro trimestre deste ano cresceu 200%. Em março, foram retiradas do meio ambiente mais de 1,5 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos.
Em março, os estados do Paraná, São Paulo e Minas Gerais obtiveram os melhores índices de recolhimento. Juntos, conseguiram atingir a marca de 825 toneladas – 337,5 toneladas (PR), 263,2 toneladas (SP) e 223,6 toneladas (MG). Os três estados representam 53% de todo o volume coletado no país. Os números foram apresentados durante reunião no Ministério da Agricultura.
Minas Gerais aumentou em 1.508% seus índices de retirada de embalagens do meio ambiente, passando de 22,7 para 366 toneladas. O Rio Grande do Sul passou de 41 para 321,5 toneladas, o que representou um crescimento de 671,9%. No Nordeste, Alagoas recolheu 367% mais embalagens do que nos três primeiros meses de 2003, passando de 8 para 38,3 toneladas.
Em 2004, o InpEV aplicará R$ 27 milhões no trabalho de recolhimento de embalagens. Isso inclui a construção de galpões de armazenamento no campo, custos de logística, desenvolvimento tecnológico e campanhas de educação voltadas aos produtores rurais.
Entre os meses de abril e maio serão implantadas mais cinco centrais de recolhimento de embalagens. No próximo dia 22 de abril, será inaugurada a central de Imperatriz (MA). No dia 23, o InpEV instala a Central de Campo Mourão (PR). No dia 27, o InpEV comemora os dez anos da Central de Guariba (SP), que foi a primeira Unidade de Recebimento de Embalagens do Brasil. No dia 6 de maio, serão implantadas a central de Conceição do Jacuípe (BA) e Maringá (PR). No dia 7, será a vez da central de Ribeirópolis (SE).
Segundo o Ministério da Agricultura, quando o projeto começou, em março de 2002, o instituto contabilizava 33 centrais e um posto de recebimento no país. Em 2003, fechou com 230 unidades – 100 centrais e 130 postos de recebimento. A previsão para 2004 é chegar a 400 unidades, gerando cerca de 3 mil empregos diretos. De acordo com o InpEV, o Brasil hoje tem mais de 80 mil m² de área construída com centrais e postos de recebimento e outros 700 mil m² de terrenos dedicados ao recebimento das embalagens.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Kelly Oliveira

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.