BACIA DO VERDE GRANDE REGISTRA 1480 USUÁRIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2004

Os encontros regionais das comunidades das cidades do Norte de Minas Gerais para a formação do Comitê da Bacia do Rio Verde Grande terminam hoje, com a reunião de Urandir. A previsão é que nos próximos 30 dias seja preparada uma base de dados com a disponibilidade hídrica da Bacia Hidrográfica com o registro dos usuários cadastrados. O comitê vai ter 35 representantes entre os diferentes usuários de água, como irrigantes, indústrias, pescadores, entidades de classe, organizações não-governamentais e governos.
O processo para organizar o uso da água começou com o cadastramento, coordenado por técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), que até o momento registrou 1.480 usuários da água do Verde Grande. Do total cadastrado, restam identificar 550 pontos de captação, ou seja, saber a coordenada geográfica exata do local onde o usuário capta a água do rio. Essa informação ajuda a identificar quanto e como é usado o recurso hídrico.
O objetivo dos comitês é promover o gerenciamento participativo e democrático dos recursos hídricos, visando o melhor uso possível da água da bacia. Os comitês também ajudam na solução de conflitos relacionados ao uso da água e estabelece critérios e normas sobre a cobrança pelo uso.

Fonte: MMA - Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.