IBAMA E CEFET TRABALHAM PARA REPOR MATA CILIAR NO SUDOESTE DO PARANÁ

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2004

A Base Avançada de Pesquisa do Ibama, em Francisco Beltrão (PR), está apoiando o plantio de espécies nativas na Unidade Sudoeste do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), campus de Dois Vizinhos. Sementes de açoita-cavalo, angico vermelho, guabiroba, cedro, bracatinga, louro, marfim e guajuvira, entre outras, estão virando mudas que irão reforçar as matas onde há nascentes no campus.
Sob monitoramento do Ibama, as futuras árvores servirão também para a reposição das matas ciliares da bacia do rio Dois vizinhos que abastece o município. Além do Ibama, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a prefeitura estão doando mudas de árvores silvestres para recuperar matas da zona rural. Está nos planos da direção dessa unidade do Cefet a implantação de um arboreto e de um corredor ecológico que permita à fauna transitar pelas matas do campus, que tem uma área de 191 hectares.
Em todos os cursos, os professores procuram a redução no uso de agrotóxicos, o incentivo para uma transição do cultivo convencional de horta para uma horta orgânica (com controle naturalista das ervas daninhas), montagem e sinalização de trilhas ecológicas, reciclagem do lixo e gestão ambiental com base nos três erres - redução, reciclagem e reutilização.
Ascom/PR

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.