IBAMA NA CIÊNCIA HOJE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2004

Mais uma vez o Ibama mostra seu trabalho na mais importante publicação científica brasileira. A revista Ciência Hoje, editada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, traz na edição de junho duas páginas sobre o trabalho realizado pelo Ibama, por meio da Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama – Difap em março deste ano no Rio de Janeiro. A reportagem assinada pelo jornalista Fred Furtado também pode ser lida no site da revista: http://www.cienciahoje.org.br
Na ocasião, os técnicos do Ibama realizaram um workshop sobre reintrodução de fauna silvestre e suas conseqüências para o meio ambiente. O evento, do qual participaram os mais importantes especialistas, terá como um dos resultados a regulamentação sobre a destinação de fauna apreendida pelos órgãos de fiscalização ambiental em todo o país.A reportagem destaca a necessidade de se estabelecer regras claras para a reintrodução de animais selvagens nos habitats naturais. De acordo com a bióloga Juciara Elise Pelles, da Coordenação de Gestão do Uso de Espécies da Fauna – Coefa/Difap, a
regulamentação deverá estar pronta ainda este ano. Segundo a bióloga, a reintrodução ou a introdução feitas sem critérios podem causar danos ambientais irreversíveis e comprometer a biodiversidade. Jucia Elise também ressalta os casos bem sucedidos em que a introdução de animais foi fundamental para a sobrevivência de espécies ameaçadas, a exemplo das experiências desenvolvidas no âmbito do projeto Mico-Leão-Dourado, no interior do Rio de Janeiro.
Este ano, o Ibama também foi tema de reportagens na Ciência Hoje sobre o programa de manejo em cativeiro da ararinha-azul, os censos populacionais da arara-azul-de-lear, o trabalho de conservação dos carnívoros brasileiros desenvolvido pelo Cenap/Ibama e o avistamento de patos-megulhões por especialistas do Ibama na Chapada dos Veadeiros. Em março, uma reportagem de repercussão internacional assinada pelo jornalista Jaime Gesisky mostrou uma nova descoberta feita no Cerrado: uma perereca, do gênero Phylomedusa, pode guardar a cura do mal de chagas. O anfíbio foi descoberto pelo analista ambiental do Ibama, Reuber Brandão.
Ascom/Sede

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.