FUNAI ALERTA PARA CONFLITO ENTRE ÍNDIOS E FAZENDEIROS NO ARAGUAIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Julho de 2004

31/07/2004 - Funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) alertam para um conflito iminente entre índios Xavantes de São Félix do Araguaia e fazendeiros que ocupam a reserva indígena Maraiwatsede, da qual foram expulsos há nove meses por uma decisão da justiça de Cuiabá (MT).
"A situação pode ser irreversível a partir de hoje, quando a tribo vela, no meio da estrada, o corpo do terceiro bebê morto por pneumonia e desnutrição", advertiu Edson Beiriz, administrador da Funai em Goiânia e coordenador das ações da fundação junto à comunidade xavante. Ele e um médico da Fundação Nacional de Saúde estão a caminho da área – localizada a mil quilômetros de Goiânia.
"Esses 480 índios já chegaram ao limite da paciência e entram na reserva para enterrar suas crianças. A qualquer momento, eles podem entrar e não voltar mais”, disse Beiriz. O administrador teme que um enfrentamento entre os xavantes e os posseiros possa ganhar proporções inesperadas. “Se a justiça não fizer alguma coisa rápido, poderemos ter uma surpresa desagradável, porque nós não sabemos se as pessoas que estão lá dentro estão armadas”, comentou o funcionário da Funai.
O território disputado entre índios e fazendeiros foi reconhecido, por decreto do então presidente Fernando Henrique Cardoso, como reserva de usufruto exclusivo dos índios. Além disso, a terra Maraiwatsede é registrada como patrimônio da União, mas foi invadida no ano passado por fazendeiros. A justiça mato-grossense foi favorável aos brancos e, desde então, os índios esperam, às margens da BR-158, pelo voto, no Supremo Tribunal Federal, da liminar que os expulsou das terras.
“Essa demora faz os índios perderem a confiança na Justiça e a paciência para esperar. Eles já estavam se preparando para tomarem alguma atitude quando a primeira criança morreu, estimulando ainda mais a reação ao problema”, relatou Beiriz.
Na beira da estrada de terra, os xavantes não podem caçar, pescar ou plantar. Moram em barracos de lona e dependem das cestas básicas doadas pela Funai para viverem. Sem imunidade por serem bebês índios, alguns não sobrevivem: as três crianças morreram de desnutrição e pneumonia – possivelmente causada pela grande poluição de carros e caminhões que transitam pela rodovia. Outros dois bebês estão internados em estado grave em hospitais de cidades próximas.
As três mortes desta semana resultaram em interdição da estada. Os índios fecham a BR-158 para velarem os bebês no centro da pista. Após os sepultamentos, ela volta a ser liberada para o trânsito. A Funai estima que o enterro do terceiro bebê ocorra no final da tarde deste sábado.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Galdino

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.