ENTIDADES INDÍGENAS QUEREM SER INCLUÍDAS NA DISCUSSÃO SOBRE BR-163

Panorama Ambiental
Fortaleza (CE) - Brasil
Agosto de 2004

02/08/2004 A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) enviou uma carta à equipe presidencial pedindo a realização de uma consulta específica para os povos indígenas sobre a BR-163, uma vez que estes povos representam um dos segmentos mais afetados pelo projeto de asfaltamento – que vai do município de Cuiabá, Mato Grosso, à Santarém, no Amazonas – e pelo Plano BR-163 Sustentável, que estão em vias de serem concretizados.
A Assessoria de Imprensa da Coordenação informou que, até o momento, o governo não enviou nenhuma resposta ao pedido, embora esperem uma informação até o final desta semana. A Coiab tem um escritório instalado em Brasília e está esperando uma posição do governo com relação ao assunto.
Mas, segundo acrescentou, independente de uma resposta do governo, a Coordenação está disposta a realizar um encontro com as organizações indígenas para debater o assunto da BR-163 e os possíveis danos que as obras vão trazer às populações que moram nas áreas que serão afetadas.
Dirigida aos ministros José Dirceu, da Casa Civil; Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente; e Ciro Gomes, do Ministério da Integração Nacional, a carta tem como base o artigo 6, da Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece a consulta aos povos caso qualquer projeto possa afetá-los de modo direto ou indireto.
Na solicitação, a Coiab esclarece que "estará discutindo com as organizações indígenas e lideranças tradicionais dos povos indígenas que estão no entorno da BR-163 sobre a necessidade de uma consulta específica aos Povos Indígenas, tanto sobre o Programa BR-163 Sustentável como para o processo de licenciamento da referida rodovia".
O objetivo da organização é que a viabilização desses projetos – e de qualquer outro realizado neste entorno amazônico – não afete de maneira prejudicial, tendo como gancho principal impor a participação dos indígenas no assunto.
"Assim, considerando a necessidade deste processo específico de consulta indígena, solicitamos uma imediata confirmação do Governo Federal quanto ao apoio ao referido processo de Consulta, bem como nos colocamos a disposição para a apoiar a implementação do mesmo", conclui o documento, que foi enviado no último dia 27 deste mês.
Neste mesmo dia, aconteceu, em Brasília, a última consulta pública sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável para a Área de Influência da BR-163. Antes disso, várias discussões já haviam sido feitas em algumas cidades que serão atingidas pelo projeto, com a participação somente de representantes da sociedade civil.
No entanto, conforme alega a Coiab, a comunidade indígena, através de suas representações, ainda não foi consultada oficialmente. E isso seria fundamental para que o projeto da BR-163 atendesse todas as necessidades do povo que será um dos mais afetados com as obras.

Fonte: Adital – Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (www.adital.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.