PARANÁ DEVERÁ PROIBIR ABASTECIMENTO DE NAVIOS À NOITE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) - Brasil
Agosto de 2004

05/08/2004 - O abastecimento de navios durante a noite no Porto de Paranaguá, no Paraná, deverá ser proibido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Segundo o secretário Luiz Eduardo Cheida, com essa medida poderá ser evitado o risco de transbordamento como o que aconteceu na madrugada desta quarta-feira (04) com o navio Sardegna, de bandeira panamenha. À noite, de acordo com o secretário, as pessoas estão naturalmente mais desatentas e o óleo forma uma mancha preta na água, que é protegida pela escuridão, o que dificulta a localização quando ocorre algum vazamento.
Segundo a empresa LM Serviços Técnicos LTDA, responsável pelo abastecimento dos navios, o tanque do Sardegna recebeu quantidade de óleo maior que a sua capacidade, o que resultou no transbordo de 900 litros do produto, dos quais 200 litros atingiram o mar. Entretanto, estes números ainda não foram confirmados oficialmente. Existe a suspeita de que o vazamento tenha sido maior do que o informado.
Segundo o secretário, as manchas de óleo atingiram as Ilhas das Cobras, Cootinga, Piaçanguera e a ponta oeste da Ilha do Mel, totalizando mais de cinco quilômetros de extensão, o que leva a crer que a quantidade de óleo derramado seja realmente maior. O Instituto Ambiental do Paraná está aguardando a documentação da empresa e Capitania dos Portos para quantificar a proporção do vazamento e instituir processos administrativos e criminais, além dos termos de reparação dos danos causados e valor da multa que será lavrada contra a empresa e a embarcação. Se for constatado que houve falha de gerenciamento durante o abastecimento apenas a empresa de abastecimento será penalizada.
O navio, agenciado pela empresa InterOcean, está agora pela manhã atracado no porto de Paranaguá, sendo carregado com seis mil toneladas de soja. Ele já foi vistoriado e assim que terminar o procedimento de embarque deve seguir para a China.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lúcia Nórcio

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.