CÂMARA DISCUTE A IMPORTAÇÃO DE CARCAÇAS DE PNEUS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Agosto de 2004

12/08/2004 - A importação de carcaças de pneus, matéria prima utilizada para a recauchutagem, foi discutida ontem à tarde, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, diante da recusa do governo em apoiar a transação, por considerar que o material disponível no país supre as necessidades de mercado.
Segundo os representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e do Meio Ambiente, antes de se pensar em importar o produto é preciso garantir a boa qualidade da carcaça nacional. O coordenador geral de Controle e Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Márcio Rosa Rodrigues de Freitas, afirmou que o interesse da área ambiental é que “ou não se gere resíduo, ou que o resíduo gerado possa ser reciclado”. Segundo ele a importação de carcaças só amplia o problema de acúmulo de resíduos no país.
Já a indústria de recauchutagem contesta a proibição, por considerar que isso pode colocar em crise um mercado que gera mais de 60 mil postos de trabalho, com faturamento estimado em mais de R$ 3 bilhões por ano. O presidente da Associação Brasileira dos Recauchutadores, Paulo Fernando Moreira, defende que a legislação sobre o assunto seja revisada. “Nós não podemos fazer leis para engessar o Brasil”, disse.
O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Jovino Cândido (PV/SP), disse que o saldo da discussão é positivo. “O objetivo foi enfrentarmos o assunto e regulamentarmos de uma vez por todas esse assunto tão importante para a economia nacional”, disse. “Mas é preciso, como foi muito bem colocado, discutir a questão da segurança e do meio ambiente”, salientou.

Fonte: Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Caio d’Arcanchy

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.