IBAMA ENTREGA RELATÓRIO SOBRE PARQUE DO CRISTALINO

Panorama Ambiental
Cuiabá (MT) – Brasil
Agosto de 2004

(27/08/04) – O gerente do Ibama/MT, Hugo José Scheuer Werle, e a chefe do escritório do órgão em Alta Floresta, Ana Luísa Mancini da Riva, entregaram ao juiz Marcos Tavares, na semana passada, relatório sobre o Parque do Cristalino, localizado entre os municípios de Novo Mundo e Alta Floresta. O documento aponta problemas da região e propõe soluções para resolvê-los.
A pedido da população preocupada com a preservação da biodiversidade da região, o governo declarou em 9 de setembro de 1998 o Parque do Cristalino como área de utilidade pública para fins de estudo, visando a implantação da unidade de conservação. Em junho de 2000, decreto institui o Parque do Cristalino com área de 66.900 hectares. Em 2002, foi homologada a Lei nº 7.518 confirmando a criação da unidade de conservação.
“A população considerou a área insuficiente e pressionou mais uma vez o governo estadual que ampliou a área, por meio de decreto, em 118 mil hectares totalizando uma área de 184.900 hectares” explica a chefe do escritório de Alta Floresta.
Apesar da criação do parque em 2000, o governo continuou incentivando a ocupação da região. Em junho de 2002, a Assembléia Legislativa autorizou a regularização de ocupação fundiária na Gleba Divisa, grande parte dela no interior da unidade. “Com toda essa situação de conflitos envolvendo invasores e colocando em risco a preservação da biodiversidade local, o Ministério Público Federal solicitou a devolução da área à União, a qual foi decretada em dezembro de 2002”, explica Ana Luísa.
Ascom/MT

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Éryca Monteiro)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.