TEATRO DE FANTOCHES: INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2004

(24/08/2004) Imaginação para tratar de assuntos como poluição por dejetos suínos, recuperação de mata ciliar, importância da qualidade de água, entre outros temas ambientais. Esta é a proposta de trabalho da oficina organizada para professores de pré a 4ª série, dia 16 de agosto, na Escola Básica Municipal Anna Zamarchi Coldebela, no Distrito de Santo Antônio, no município de Concórdia - SC.
O trabalho foi realizado pela estudante Juliane Lima Pedrini, do curso de mestrado em Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de Santa Catarina, instituição parceira no Projeto Suinocultura Santa Catarina, integrante do Programa Nacional de Meio Ambiente II - PNMA II.
Esta ação faz parte de um dos objetivos do projeto, que é capacitação dos suinocultores em práticas ambientalmente sustentáveis nas bacias em que o programa atua. Umas das organizadoras da atividade foi a pesquisadora Doralice Pedroso-de-Paiva, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC), unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Durante todo o dia, seis professoras da escola tiveram discussão de temas ambientais e práticas de execução e de teatro com bonecos. "As professoras primeiramente debatem conceitos, ampliam a discussão e escolhem um tema específico para trabalhar o teatro de fantoches.
Somente depois elas partem para a prática, que inclui a confecção dos bonecos e alguns instruções de teatro", explicou Juliane. O tema escolhido para trabalhar foi Dejetos Suínos. "A escolha foi delas, que conhecem bem a realidade dos alunos, maioria filhos de produtores".
A parceria com a Embrapa na execução desta atividade surgiu porque a UFSC, no curso de Engenharia Ambiental, desenvolveu um projeto de Educação Ambiental nas Escolas, o que auxiliaria a execução do objetivo de capacitação dos suinocultores, sendo que o foco de trabalho seriam os filhos dos produtores.
De acordo com Juliane, o projeto trabalha a educação através do teatro porque "é uma linguagem que consegue transmitir qualquer informação, diverte e enriquece as aulas". Para a diretora da escola, Vera Nilse Boscatto, a oficina de teatro, voltada para a educação ambiental, é uma atividade muito produtiva, não somente para a escola, que fornece mais subsídios para seus professores, mas especialmente para os alunos, que conseguem assimilar informações e repassá-las com mais facilidade.
Monalisa Leal Pereira (MTb 01139/SC)
Embrapa Suínos e Aves
Contatos: (49) 442.8555 – ramal 255 - monalisa@cnpsa.embrapa.br

Fonte: EMBRAPA (www.embrapa.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

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