A DEFESA DA FLORESTA NO CORAÇÃO DO POETA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2004

Quando a ciência, as artes e a cultura se fundirem, o homem estará a caminho do pleno conhecimento da vida. Tudo está ligado, como disse Thiago de Mello, durante a visita ao INPA, onde conversou serenamente com o diretor José Gomes, acompanhado de assessores. O encontro deu-se na manhã desta quinta-feira, quando o poeta, imbuído dos mais nobres propósitos de amor à Amazônia, falou da necessidade de uma conscientização não apenas política e ideológica, mas sentimental de proteção à floresta.
Para Thiago de Mello, a defesa da floresta deve ser compartilhada por todos e a ciência produzida nos institutos precisa ser divulgada de maneira a ser assimilada pelos seus diferentes públicos. “A ciência brasileira não se livrou da enfermidade que acomete a maioria dos cientistas: a de escrever para iniciados”, revelou o poeta, ao acrescentar que os produtores de ciência têm o papel fundamental de colaborar com esse sentimento de valorização da floresta.
Para o diretor do INPA, José Antônio Alves Gomes, essa vem sendo a direção trilhada pela atual administração, desde o início da gestão do pesquisador e médico Marcus Barros, hoje no IBAMA, a convite da ministra Marina Silva. Na visão de José Gomes, apesar do esforço que vem empreendendo, o INPA precisa se aproximar mais da demanda regional. Por outro lado, o Governo brasileiro também precisa assumir que o INPA, o Museu Goeldi e o Instituto Mamirauá são braços importantes da Amazônia, destacou.
Hoje o INPA conta com 1000 funcionários e mais de 900 estudantes, envolvidos em pesquisas que vão desde os projetos de iniciação científica aos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), um número considerável de cientistas interessados na Amazônia que estão sendo formados para um mercado de trabalho ainda escasso. O diretor do INPA lembrou, ainda, que a Amazônia é estratégica para o Governo e que a conservação da floresta não será possível sem o conhecimento.
José Gomes aproveitou a oportunidade da visita de Thiago de Mello, para convidá-lo a integrar a publicação comemorativa que está sendo preparada para homenagear os 50 anos de pesquisas do Instituto na Amazônia e a participar das atividades de aniversário, que terá no decorrer de todo este ano a realização de vários eventos.

Fonte: INPA (www.inpa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.