ANDRÉ FRANCO MONTORO VAI PRESIDIR CONSELHO DO PARQUE VILLA-LOBOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Maio de 2004

Pedro Calado
O Conselho de Orientação do Parque Villa-Lobos foi apresentado nesta quinta-feira (20/5) pelo secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, que designou o economista André Franco Montoro Filho para presidir o órgão. O conselho foi constituído no dia 22 de abril passado, com a finalidade de orientar a administração no gerenciamento, de forma participativa e integrada para atender as expectativas dos usuários.
A Secretaria do Meio Ambiente será representada por Helena de Queiroz Carrascosa e Ana Lúcia Pinto de Faria Burjato, respectivamente, como titular e suplente; a Secretaria da Juventude, Esporte e lazer, por Rubens Frascino Jordão e Arley Ayres, respectivamente, titular e suplente; e a Secretaria da Cultura, por Clodoaldo Medina Junior e Mitsuo Tomanari Araya, respectivamente, como titular e suplente.
O conselho terá a representação a sociedade civil, eleita pelas seguintes organizações não-governamentais cadastradas: Sociedade Amigos Alto de Pinheiros, com Delson Correia Lopes e Maria José Trevisan; Sociedade Amigos do Bairro City Boaçava, com Francisco Amarildo Miragaia Filho e Luigi Giavina Bianchi; Condomínio Ilhas do Sul, com Darcy Ivo Calliari e Walter Ruiz, todas como entidades titulares.
As suplentes são: Sindicato dos Permissionários em Pontos Fixos nas Vias e Logradouros Públicos do Município de São Paulo, com Josefa Viana Nogueira Araújo e Mário Lúcio Batista; Elemento – Instituição de Educação e Pesquisa Ambiental, com Mônica Pilz Borba e Mônica Renard; e Sociedade Amigos do Parque Villa-Lobos, com Valter Ferreira Dias e Elisabete Ferreira Valadão de Cal.
A Subprefeitura de Pinheiros, da Prefeitura do Município de São Paulo, indicou Cecília Maria de Abreu Pereira, como coordenadora de Manutenção da Infra-Estrutura Urbana. Flávio Scavasin, administrador do Parque Villa-Lobos, será o secretário-executivo do conselho.
O professor Goldemberg apontou a necessidade de formação do conselho para auxiliar na tomada das decisões mais importantes na gestão do Parque, como o estabelecimento de parcerias e realização de eventos. Os representantes da sociedade civil manifestaram entusiasmo com a formação do conselho, ressaltando a importância da ação conjunta do Estado e os demais setores sociais.
Nessa reunião também foi decidido o calendário das reuniões, a criação de comissões temáticas para a elaboração do regimento interno, plano diretor, integração e articulação com a sociedade e governo e as atividade e eventos que serão promovidos pelo parque.

O parque

O Parque Villa-Lobos, que foi transferido para a administração da Secretaria do Meio Ambiente pelo Decreto n.º 48.441, de 9 de janeiro de 2004, fica situado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2.001, próximo à Marginal de Pinheiros e à CEAGESP. O Parque possui uma área de 732 mil m2, dos quais 350 mil m² estão abertos ao público. Sua área arborizada é de 140 mil m2 e 160 mil m2 são ocupados por gramados e canteiros ajardinados.
Freqüentado por aproximadamente três mil pessoas nos dias de semana, o parque chega a receber 20 mil visitantes nos sábados e 30 mil nos domingos e feriados. Grande parte dos freqüentadores é atraída pela pista de “cooper” com três mil metros sinalizados e pela ciclovia com 1.650 metros pavimentados. Além disso, o parque abriga dois “playgrounds”, 29 nove quiosques, lanchonete, um conjunto com duas salas para eventos e estacionamento com 1000 vagas.
Possui também, um anfiteatro aberto de 450 lugares, um campo de futebol gramado e um de areia, três campos de futebol de terra, duas quadras de vôlei de areia, duas quadras poliesportivas, uma quadra de basquete, uma quadra de futsal, sete quadras de tênis, quatro tabelas de “street “basketball e 16 aparelhos de ginástica.
Por apresentar grande área plana e caminhos nivelados, o Parque Villa-Lobos apresenta-se uma alternativa para pessoas com deficiências físicas, inclusive os usuários de cadeira de rodas.

Fonte: SMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Priscilla Martini)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.