OTÁVIO OKANO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DOS SETORES PRODUTIVOS DO ESTADO DE SP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Maio de 2004

José Jorge

O diretor de Controle de Poluição Ambiental da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Otávio Okano, participou nesta quinta-feira (20/5) de uma reunião com representantes de diversos setores produtivos da indústria paulista, na sede da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, em São Paulo.
O encontro foi organizado pelo Grupo Intersetorial de Meio Ambiente, formado por representantes de 19 setores produtivos para discutir os problemas ambientais nas indústrias do estado, e teve o objetivo de não só promover um primeiro contato pessoal com o novo diretor de Controle da agência ambiental paulista, como também saber mais detalhes sobre a licença ambiental renovável e estimular a adoção de parcerias entre as empresas e a CETESB.

Okano, que esteve acompanhado de vários gerentes de regionais subordinados à sua diretoria, explicou que a recém-introduzida licença ambiental renovável permitirá um maior ganho ambiental, geral e gradual, como conseqüência da possibilidade de negociação junto aos empresários e o estabelecimento, por exemplo, de metas e prazos por ocasião da renovação periódica das licenças, e que o foco neste primeiro momento de convocação das indústrias são as chamadas fontes prioritárias, ou as grandes fontes potenciais de poluição, que são em número de cerca de duas mil no estado.
Quanto às outras fontes potenciais de poluição, de menor porte, Okano informou que são em número aproximado de 70 mil em São Paulo. Afirmou também que no ano passado a CETESB emitiu 18 mil licenças e que o número de atendimentos somente a solicitações do Ministério Público, com pedidos diversos, chegou a 4 mil.
Tanto Okano como os representantes dos setores produtivos presentes concordaram que um dos grandes canais para aprimorar o controle ambiental e ao mesmo tempo aprofundar o relacionamento e o entendimento técnico entre a agência ambiental e as indústrias são as Câmaras Ambientais da Atividade Produtiva.
Essas câmaras foram criadas na estrutura da CETESB em 1995, como órgãos colegiados de caráter consultivo, para subsidiar ações não só da agência ambiental como da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Há, hoje, em funcionamento as Câmaras de Comércio de Derivados de Petróleo, da Indústria da Construção, da Indústria de Produtos de Minerais Não-Metálicos, da Indústria Química e Petroquímica, da Indústria Têxtil e do Setor Sucroalcooleiro.

Fonte: Cetesb – Agência Ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.