NOTAS DO GREENPEACE: AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) Brasil
Março de 2004

Aqui se faz, aqui se paga

A empresa petrolífera Exxon Mobil foi multada em 4,5 bilhões de dólares e mais 2,25 bilhões de dólares em juros por danos causados pelo derramamento de petróleo do navio Exxon Valdez, no Alasca, em 1989. A Exxon, que comercializa seus produtos sob a marca Esso, é a empresa que mais luta contra a realização de pesquisas e debates políticos sobre o aquecimento global. É também a responsável pela emissão de 5% de todos os gases de efeito estufa no planeta.

Pesquisa revela que empresários confiam no Greenpeace

Na última edição do Estudo Anual sobre Confiança realizado pela Edelman (empresa americana de relações públicas), o Greenpeace apareceu, no Brasil, como a quarta marca de maior confiabilidade (73%), entre empresas, instituições e outras entidades. A pesquisa conferiu ao Greenpeace o primeiro lugar entre as organizações não-governa-mentais. O levantamento também concluiu que o maior índice de confiança está depositado nas ONGs (64% de aprovação). No Brasil, o estudo tomou como base entrevistas feitas com 150 empresários, com interesse por mídia, economia e política, idade entre 35 e 64 anos, nível universitário e salário superior a 75 mil dólares anuais.

O Planeta quer paz

Um ano desde o início da invasão do Iraque por americanos e britâ-nicos, o país do ex-ditador Saddam Hussein ainda sofre as sequelas da guerra. Além dos problemas com a infra-estrutura de suas cidades, os iraquianos têm problemas com o abastecimento de água e a disposição do lixo, além da contaminação por produtos químicos e bombas não detonadas, espalhadas em campo aberto. No ano passado, mais de 30 milhões de pessoas foram às ruas em todo o mundo, em protesto contra a violência deliberada do atual governo dos EUA e o motivo real da ocupação: o petróleo. A razão alegada para a guerra, as armas de destruição em massa, não se justifi cou. E assim se demonstrou que a ONU, responsável pela inspeção de armas no Iraque, estava certa. É uma constatação favorável para a retomada do multilateralismo da política internacional.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.