TOUR DENUNCIA DESTRUIÇÃO E PEDE CRIAÇÃO DE RESERVAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) Brasil
Março de 2004

O navio Arctic Sunrise deixou as águas da bacia Amazônica em dezembro do ano passado, mas nosso trabalho continua. “Estaremos sempre de olho”, escreveu a editora do blog da expedição 2003, Tracy Frauzel. O recado é dirigido a grande parte dos madeireiros e fazendeiros do Pará, para quem a invasão e grilagem de terras, a violência, a exploração de mão-de-obra escrava e o esgotamento dos recursos naturais são práticas comuns. Foi para denunciar a destruição da Amazônia e pedir, junto com as comunidades de Porto de Moz e Prainha, a criação das reservas Verde para Sempre e Renascer que o Arctic Sunrise esteve no Pará.

O lançamento oficial da expedição foi em 3 de novembro, em Belém (PA), com a divulgação do relatório Pará: Estado de Conflito, entregue a representantes dos governos estadual e federal.
O Pará é o Estado que mais destrói a Amazônia e onde mais há violência e mortes relacionadas a disputas de terra. Em Porto de Moz (21/11), ativistas denunciaram ao Ibama a exploração ilegal de madeira dentro de uma área com Plano de Manejo Florestal (PMF) aprovado. A área pertencia a Paulo Pombo Tocantins, um dos maiores fornecedores de madeira para empresas como a Eidai, Intelnave e Tropical (EPP).

Houve também momentos de tensão no barco do Greenpeace (23/11). Madeireiros e partidários do prefeito de Porto de Moz, Gerson Campos (PSDB-PA), foram até o Arctic Sunrise ameaçar os ativistas e exigir que deixassem a região. Comunitários que defendem a criação da reserva também foram ameaçados. Como resultado da operação do Ibama na região, o presidente da Associação dos Exportadores de Madeira do Pará (Aimex), Elias Salame, foi multado em R$ 3 milhões por extração ilegal e desmatamento de Área de Preservação Permanente (APP).
Em Brasília (28/11), o Greenpeace solicitou ao presidente Lula garantias de segurança

para os ativistas e comunitários da região do rio Xingu (PA), na Conferência Nacional de Meio Ambiente. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, recebeu dois líderes comunitários de Porto de Moz ameaçados de morte em seu gabinete e comprometeu-se com a segurança na região.
O Greenpeace realizou a demarcação simbólica da reserva extrativista Verde para Sempre, em Porto de Moz (09/12). Reservas Extrativistas são destinadas à exploração sustentável e conservação dos recursos naturais por populações tradicionais que moram na região, para atividades econômicas de baixo impacto (como extração de borracha ou derrubada de árvores em pequena escala).
A soja está avançando rapidamente em direção ao coração da Amazônia. Este avanço é explicado pela terra barata, a falta de infra-estrutura para fiscalização e a instalação de um porto graneleiro da empresa Cargill em Santarém, que foi construído sem estudo de impacto ambiental. O Ministério Público entrou com uma ação na Justiça pedindo a demolição da instalação e a suspensão das atividades da multinacional americana no Brasil.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: D. Beltra/Greenpeace

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.