ESPECIALISTAS DISCUTEM ALTERNATIVAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

12/01/2005 Pesquisadores de sete países que compõem a Amazônia estarão reunidos em Belém (PA), de 19 a 28 deste mês, para trocar experiências sobre a utilização de Sistemas Agroflorestais (SAFs) como alternativa à degradação ambiental. Esses sistemas caracterizam-se, basicamente, por aliar o plantio de culturas agrícolas a essências florestais, seja em pequenas propriedades, grandes fazendas ou outros cenários, como forma de harmonizar a agricultura com a floresta, ou levar a própria floresta para áreas agrícolas e de pastagens.

O workshop é promovido pelo Centro Mundial Agroflorestal, com sede em Nairóbi, no Quênia, pela Embrapa Amazônia Oriental e pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical, sediado em Cáli, na Colômbia. O evento faz parte das ações da Iniciativa Amazônica, um consórcio de cooperação internacional que reúne instituições de pesquisa e desenvolvimento de seis países amazônicos em torno de um desafio: melhorar as condições de vida no ambiente rural da Amazônia Continental e reverter o processo acelerado de degradação dos recursos naturais na região.

Esta é a primeira atividade concreta da Iniciativa Amazônica de forma colaborativa. “Espera-se que, a partir desse evento, seja desencadeado um processo de formação de uma rede de pesquisa na Amazônia, centrada na utilização de sistemas agroflorestais como alternativa viável e sustentável à degradação ambiental”, explica Roberto Porro, secretário-executivo da Iniciativa Amazônica.

A Amazônia Continental tem uma área total de 7,8 milhões de quilômetros quadrados, com uma população de 35 milhões de pessoas. Nos últimos 30 anos, essa região perdeu cerca de 80 milhões de hectares de sua floresta para atividades, via de regra, não-sustentáveis, sendo que cerca de 30 milhões de hectares encontram-se em acentuado estado de degradação.

Nesse cenário, a implantação dos sistemas agroflorestais aparece como alternativa concreta para estancar esse processo, por meio de um manejo de recursos naturais dinâmico e ecológico, que através da integração de árvores em pequenas propriedades agrícolas, grandes fazendas e outros cenários, diversifica e aumenta a produção, promovendo benefícios econômicos e sociais para os usuários dos recursos naturais.

A pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Gladys Souza, explica que existem iniciativas na região no uso de SAFs, mas feitas ainda de forma isolada. Ela cita como exemplo uma experiência local: a da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). "Lá, o cultivo de fruteiras e essências florestais é bastante utilizado entre os agricultores", informa. Essa experiência, inclusive, será visitada pelos participantes do evento. Nesse município, situado no estado do Pará, os pesquisadores conhecerão sistemas que utilizam espécies como seringueira, taperebá, cupuaçu e mogno, além de cacau e freijó.

Um dos objetivos do workshop, na opinião de Roberto Porro, é fazer com que as experiências isoladas sejam intercambiadas e utilizadas como base para a formulação de políticas públicas. “Queremos entender por que isso não está ocorrendo hoje, e quais as principais barreiras, tanto no aspecto biofísico, quanto no socioeconômico e político, que impedem a adoção em uma escala mais ampla dessas iniciativas promissoras”, completa.

A iniciativa, além materializar essa troca de experiência, é uma importante expressão do processo de formação da rede de pesquisa na região, transcendendo, inclusive, a própria Iniciativa Amazônica, na medida em que envolve outras instituições – como universidades e organizações não-governamentais – nesse processo.

Experiências do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela serão apresentadas nos nove dias de intensa programação. Ao final, como mais um produto do evento, será editada uma publicação que condensará todos os relatos.

Entre os convidados está o ecólogo Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que vai proferir o seminário inaugural Degradação de recursos naturais na Amazônia: implicações para a utilização de sistemas agroflorestais. Fearnside é norte-americano e naturalizado brasileiro e está entre os pesquisadores mais citados na literatura mundial sobre o assunto.

Outra presença de destaque é Jean Dubois, pioneiro na pesquisa e extensão agroflorestal na Amazônia. Ele foi o fundador da Rede Brasileira Florestal (Rebraf) e vai apresentar uma avaliação dos principais avanços e dificuldades para a implantação dos SAFs na região ao longo das duas últimas décadas.

A partir desse workshop, ainda este ano, está prevista a realização de outros eventos, locais e nos demais países da Amazônia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação da Embrapa)

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.