PROJETO COMUNIDADE NO JARDIM BOTÂNICO FAZ BALANÇO DE 2004

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Janeiro de 2005

Cerca de 2.300 pessoas de comunidades carentes das zonas Leste e Norte de Manaus (AM) participaram, no ano passado, do projeto Comunidade no Jardim Botânico. Sob a coordenação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o evento é realizado, no último domingo de cada mês, na Reserva Florestal Adolpho Ducke, uma das unidades de conservação mais utilizadas pelos pesquisadores do Inpa.

As ações desse projeto atingem jovens, idosos e adolescentes, moradores de comunidades próximas à Reserva que, em geral, não visitam o Jardim Botânico e, em sua maioria, desconhecem a importância da Reserva. Por meio de atividades lúdicas, educativas e informativas, o projeto contribui para a sensibilização das questões ambientais, além de aproximar as pessoas do ambiente natural e socialmente valorizado.

Também é uma oportunidade de divulgar as atividades do Inpa e promover a popularização da ciência. Em 2004, o projeto conquistou apoio de empresas como a Moto Honda da Amazônia, Multibras e Petrobras, além de parcerias com entidades municipais e estaduais.

"Acreditamos que o projeto contribui para a socialização de informações, valorizando o sujeito e co-participante de uma sociedade melhor, mais equilibrada sócio-ecológico e culturalmente. Portanto, essas ações são introdutórias de novos olhares e pensamentos, buscando a inclusão social", avaliou Jorge Lobato, coordenador do projeto.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.